
O campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Realeza vive um momento decisivo, com o avanço de dois projetos estratégicos que unem permanência estudantil e inovação acadêmica.
“Duas grandes notícias para a UFFS, campus Realeza. A primeira é que a Casa de Apoio ao Estudante, onde destinei uma emenda de meio milhão de reais, recebeu sinalização favorável do MEC, que inclusive já abriu a TED. Agora aguardamos a confirmação do Comitê do PAC para a conclusão da obra, que deve somar mais R$ 1,3 milhão, ultrapassando R$ 1,8 milhão em investimentos. A segunda notícia é a aprovação do curso de Inteligência Artificial”, destacou Zeca Dirceu.
Vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, colegiado onde completa 15 anos de atuação contínua, o parlamentar ressaltou o papel estratégico do PAC do governo Lula na retomada de obras e na ampliação de oportunidades para estudantes da região. Segundo ele, os avanços na UFFS demonstram como o investimento federal tem fortalecido o interior do Paraná.
UFFS na vanguarda com Bacharelado em Inteligência Artificial
A segunda conquista anunciada é a criação do Bacharelado em Inteligência Artificial, com ênfase em Inovação, Governança Pública e Direitos Humanos. O curso, que começa a funcionar em 2026, integra a chamada nacional do MEC para a expansão de vagas em formações tecnológicas, dentro da iniciativa Universidades Inovadoras. Serão 60 vagas anuais, no período noturno, ampliando o acesso à educação para estudantes que trabalham durante o dia.
Com a abertura do curso, o campus Realeza deve receber 10 novos profissionais e novos investimentos do MEC. O diretor do campus, Marcos Beal, destacou o impacto transformador da nova graduação.
“É um passo que coloca a UFFS na vanguarda de um movimento que irá transformar a educação superior nos próximos anos. Particularmente, a criação deste curso representa a materialização do compromisso institucional da UFFS com a democratização do acesso ao conhecimento tecnológico às camadas mais populares do país”, afirmou Beal.
Compromisso com o Paraná
Para Zeca Dirceu, os anúncios reforçam um projeto nacional de desenvolvimento com foco na educação. “A expansão universitária no Paraná é um patrimônio do povo. Nosso trabalho segue firme para garantir que a educação pública cresça, se modernize e chegue a cada vez mais jovens, especialmente no interior do estado”, concluiu o deputado.