
O município de São Pedro do Iguaçu, com aproximadamente 5,7 mil habitantes, recebeu uma emenda parlamentar de R$ 100 mil destinada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT/PR) para o custeio da Atenção Primária à Saúde. O recurso, que já foi empenhado, é voltado especificamente para o Piso da Atenção Primária à Saúde (PAP), parte essencial do financiamento federal do Sistema Único de Saúde (SUS).
O PAP é fundamental para a manutenção de ações e serviços básicos de saúde, como o custeio de equipes de Saúde da Família, agentes comunitários de saúde e a operação de postos de saúde, que são a porta de entrada da população ao SUS.
Zeca Dirceu destacou que a articulação para a liberação do recurso partiu do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Pedro do Iguaçu. O deputado enfatizou o trabalho do presidente da legenda no município, José Fuentes, e de José Rios, na interlocução com seu mandato.
"Foi um pedido muito bem fundamentado pela nossa base local, que conhece as necessidades da população. A mobilização do companheiro Fuentes, do José Rios e das nossas lideranças foi muito importante para que pudéssemos atender essa demanda", afirmou.
O parlamentar, que tem em sua trajetória política a experiência de ter sido prefeito de Cruzeiro do Oeste, ressaltou a importância de, por meio de emendas, fortalecer os municípios.
"Minha experiência como prefeito me mostrou o quanto é desafiador assegurar um serviço de saúde que atenda às necessidades da população. Em setores como a saúde, qualquer reforço no orçamento tem impacto imediato. Investir no SUS nos municípios é oferecer condições para que as famílias recebam o melhor atendimento possível", destacou.