
O município de Itambaracá, localizado no norte do Paraná, acaba de receber um reforço de R$ 100 mil para o orçamento da saúde pública. O recurso, proveniente de uma emenda do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), foi destinado ao Piso da Atenção Primária à Saúde (PAP) da cidade e já foi empenhado e pago pelo governo federal.
O PAP é uma parte essencial do financiamento federal do Sistema Único de Saúde (SUS), destinado especificamente a custear as ações e serviços da Atenção Primária. Esse tipo de verba é fundamental para a manutenção de equipes de Saúde da Família, agentes comunitários de saúde e o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada da população ao sistema público de saúde.
Com aproximadamente 7 mil habitantes, Itambaracá conta atualmente com uma única Unidade Básica de Saúde para atender a população. A injeção de recursos visa fortalecer diretamente os serviços oferecidos no local, garantindo melhor estrutura, insumos e condições de trabalho para os profissionais.
“Em uma cidade que conta com apenas uma Unidade Básica de Saúde, a entrada do recurso representa alívio imediato para despesas de rotina que frequentemente pressionam o orçamento municipal”, disse Zeca Dirceu;
O deputado destacou que o atendimento ao pleito partiu de uma demanda apresentada pelas lideranças locais do Partido dos Trabalhadores no município. "É uma honra poder atender a um pedido tão importante para a comunidade de Itambaracá. A atuação das lideranças do PT no município é incansável em prol das necessidades da população, e essa emenda reflete nosso compromisso conjunto com a saúde pública de qualidade", finalizou o parlamentar.