
A construção de 25 novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida já começou em Coronel Vivida. A assinatura da Ordem de Execução de Serviços, no último dia 27 de outubro, marcou o início simbólico das obras e é fruto da parceria entre o Governo Federal, a Caixa Econômica Federal e a Administração Municipal.
O investimento total ultrapassa R$ 3,16 milhões, recursos garantidos pelo Governo Lula. A prefeitura entra com a contrapartida do terreno e da infraestrutura do loteamento, como ruas, iluminação e redes de água e esgoto. As novas moradias serão entregues gratuitamente a 25 famílias que se enquadram nas regras do programa federal, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O deputado federal destacou que o início das obras simboliza mais um passo na reconstrução de políticas públicas voltadas à habitação popular e afirmou que a moradia digna é um direito básico.
“Com Lula, o Brasil volta a olhar para quem mais precisa. O Minha Casa, Minha Vida foi retomado com força total e está chegando aos municípios para garantir o que é mais essencial, o direito de viver com dignidade, em uma casa segura e estruturada”, afirmou o parlamentar.
Busca pelo recurso
A vereadora Tássia Castelli (PT), que acompanhou o processo para inclusão de Coronel Vivida no programa, celebrou o início das obras e agradeceu o empenho do governo e do deputado Zeca Dirceu.
“Nós, aqui de Coronel Vivida, estamos muito felizes e gratos ao nosso presidente Lula e ao nosso deputado federal Zeca Dirceu por escolherem a nossa cidade e nos contemplarem com 25 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Estão realizando o sonho de 25 famílias, mães, pais, crianças que agora poderão ter suas casas, um sonho antigo que está sendo realizado”, afirmou.
Tássia também lembrou o trabalho de articulação que fez junto ao Ministério das Cidades.
“Estive em Brasília pelo menos três vezes, num esforço de protocolar os pedidos dessas casas e garantir a inserção de Coronel Vivida no programa. Fico muito feliz pelo Ministério das Cidades ter acolhido o nosso pedido, atendendo aos sonhos dessas famílias e destinando essas casas para o nosso município”, completou.
Zeca lembrou que o programa foi responsável por mudar a realidade de milhões de famílias em gestões anteriores do presidente Lula e agora volta a desempenhar papel central na agenda social do país.
“Estamos retomando um projeto que deu certo, que movimenta a economia local, gera empregos e transforma a vida das pessoas. Em Coronel Vivida, essas 25 casas significam 25 famílias que terão um novo começo, sem o peso do aluguel e com o orgulho de ter um lar próprio”, completou.