
A cidade de Umuarama recebeu, na última sexta-feira (07), a plenária regional do Partido dos Trabalhadores (PT), que reuniu cerca de 90 lideranças de 14 municípios. O deputado federal Zeca Dirceu, anfitrião da atividade e natural da cidade, conduziu o encontro ao lado do presidente estadual do PT, deputado Arilson Chiorato, e do presidente municipal de Umuarama, Edilson Gabriel, que representou todos os presidentes municipais da região.
A mesa foi composta por dirigentes estaduais e regionais, entre eles a vice-presidente Miss Preta, a deputada estadual Ana Júlia, a secretária de Mobilização Cláudia Areco, o secretário Institucional Márcio Pessati e a secretária de Organização Rutierre, além de prefeitos, vereadores e lideranças locais.
Entre os participantes, estiveram o prefeito de Paraíso do Norte, Beto Visoto, os vereadores Tereza Loução (Cruzeiro do Oeste), Osair Pereira (Xambrê) e Dedé de Castro (Paraíso do Norte), e as lideranças Wilson Nascimento, Anderson Oliveira e Marcos Brito, que contribuíram com o debate sobre o fortalecimento do partido na região.
Durante sua fala, Zeca Dirceu destacou o esforço coletivo na organização da plenária, elogiando o ambiente de integração entre política, cultura e identidade local. “É muito bom quando a gente consegue trazer as nossas raízes, a cultura, a música, num momento de atividade e reflexão do nosso partido”, afirmou o deputado, ao agradecer aos organizadores e militantes que ajudaram a realizar o evento.
Apesar da previsão de temporal, o encontro teve ampla participação, o que foi ressaltado por Zeca como sinal de engajamento e coragem. “Participar de um evento político numa sexta-feira à noite é prova de comprometimento com o país, com o partido e com a democracia”, disse.
Reeleição de Lula e defesa da democracia
Zeca Dirceu reforçou que a reeleição do presidente Lula em 2026 é a principal tarefa do PT no próximo período. Ele alertou para a importância de mobilizar as bases e defender a democracia diante das ameaças golpistas que marcaram as últimas eleições. “A eleição do ano que vem não vai definir apenas se o Brasil tem mais investimento na educação ou menos. Ela será um marco, se a gente continua sendo um país independente, soberano e democrático”, enfatizou.
O parlamentar também destacou a necessidade de comparar o atual governo com o anterior, evidenciando os avanços nas políticas sociais e educacionais, como o Programa Pé-de-Meia, voltado para a permanência de jovens no ensino médio.
Fortalecimento do partido e renovação da base
Em sua fala, Zeca saudou a nova direção estadual do PT, ressaltando que o partido vive uma fase de renovação e reaproximação com a militância. Ele mencionou a reativação de setoriais e secretarias, inclusive em áreas que estavam inativas, e o fortalecimento de frentes como juventude e mulheres.
“O sonho de um PT mais perto de você está se realizando. As secretarias e os setoriais estão voltando a se organizar, como dá gosto de ver”, afirmou o deputado, destacando o trabalho da direção estadual e o envolvimento das lideranças regionais.
Unidade e estratégia
Encerrando sua fala, Zeca Dirceu defendeu que o PT siga atuando de forma unida nos níveis nacional, estadual e regional, reforçando a necessidade de uma atuação articulada também do ponto de vista jurídico e institucional. “Nós conseguimos dar uma vida nova ao PT do Paraná e ao PT nacional”, concluiu.