
Fez 26 graus de temperatura em Cianorte nesta terça-feira (28), o que pode ser considerado clima ameno para essa época, mas no auge do verão, no início do ano letivo, as crianças e a comunidade da Escola Municipal Jardim Aeroporto como um todo enfrentam uma temperatura acima de 40 graus, o que dificulta o ensino, a aprendizagem, a recreação e o preparo da merenda, entre outras atividades realizadas na escola.
Essa aflição não vai se repetir no próximo verão, graças à emenda parlamentar de R$ 198 mil do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que permitiu a compra de 23 aparelhos climatizadores para a maior escola municipal de Cianorte. A instalação desses aparelhos de ar-condicionado iniciou nesta terça-feira e vai beneficiar mais de 800 estudantes.

A diretora da escola, Andrea Menegazzi Gonçalves, comemorou e agradeceu pela conquista em vídeo nas suas redes sociais: “Pessoal, passando para agradecer o deputado federal Zeca Dirceu por essa conquista, agora concretizada. Estamos muito felizes. O pessoal já começou as instalações e eu acredito que até o fim de semana vai estar tudo ok aqui para Jardim”, disse ela.

Apoio constante
Não é a primeira vez que o deputado Zeca socorre a comunidade. Em 2012, ele garantiu a liberação de outros R$ 98 mil para a construção de uma quadra de esportes coberta, inaugurada no ano seguinte, que possibilitou manter e incentivar a prática esportiva local faça chuva ou faça sol, de forma digna e em respeito aos profissionais e às crianças.
“Foi gratificante visitar a escola no mês passado para entregar a emenda, relembrar esse histórico de conquistas e verificar as melhorias realizadas”, disse Zeca Dirceu. “É exemplar o trabalho de gestão escolar realizado na escola e muito me orgulha comemorar junto com a comunidade a instalação desses climatizadores”, completou.
A partir de investimentos da Itaipu Binacional, também articulados por meio do trabalho do deputado Zeca, a escola municipal é referência também em sustentabilidade e cuidados ambientais. Um biodigestor que transforma resíduos orgânicos em gás de cozinha para reduzir os custos com o preparo da merenda escolar.