
O campus Capanema do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi contemplado com a autorização para implantação de um restaurante estudantil, dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A medida busca garantir melhores condições de permanência aos estudantes.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados há 14 anos, destacou que a autorização faz parte dos esforços para ampliar a estrutura dos institutos federais no Paraná.
“A autorização para o restaurante estudantil do IFPR Capanema é um passo importante no fortalecimento da instituição e na melhoria das condições oferecidas aos alunos”, afirmou o parlamentar.
O IFPR Capanema possui atualmente mais de 500 estudantes matriculados em três cursos técnicos integrados ao Ensino Médio – Agroecologia, Informática e Cooperativismo – e licenciatura em Matemática. Em 2025, foi iniciada a primeira turma da especialização em Educação e, em 2026, o campus passará a ofertar o curso superior de Sistemas para Internet. A unidade conta com 42 docentes, 18 técnicos administrativos, 11 trabalhadores terceirizados e 2 estagiárias.
A diretora-geral do campus, Silvana Schmitt, ressaltou que o restaurante atenderá a uma necessidade antiga da comunidade acadêmica.
“A construção e por consequência o funcionamento do restaurante estudantil oportunizará espaço e alimentação adequadas para estudantes da educação básica, que na maioria das vezes permanece no campus em jornadas de oito horas ou mais, porque além das aulas regulares, participam de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. O restaurante estudantil contribuirá com a manutenção dos estudantes na rede, com a garantia de permanência e conclusão dos estudos com êxito. Além disso, a comunidade acadêmica em geral será contemplada com espaço adequado para alimentação”, concluiu.