O Ministério da Saúde autorizou, através de portaria, a transferência de recursos federais para o custeio da Atenção Primária à Saúde em municípios de todo o país. A medida tem impacto direto na população, pois significa a criação e manutenção de equipes de saúde. O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) chamou atenção para o município de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, um dos beneficiados pela ação.
De acordo com a portaria, Pato Branco teve aprovada a criação de duas equipes de Saúde Bucal de 40 horas (eSB) para a cidade. A ampliação representa um avanço para a saúde pública no município. Com as novas equipes, Pato Branco poderá ampliar a cobertura dos serviços de saúde na cidade, atendendo a um número maior de famílias no atendimento odontológico.
"É um investimento importante que fortalece a base do SUS e leva saúde de qualidade para mais perto das pessoas. Pato Branco sai na frente, garantindo recursos para melhorar o atendimento à sua população", afirmou Zeca Dirceu.
O parlamentar também informou que está atuando para que outros municípios do Paraná, como Jardim Olinda e Marilena, sejam contemplados em breve com novos recursos na área da saúde, especialmente na Atenção Primária.
Investimento nacional
Além de Pato Branco, a portaria destina um volume expressivo de recursos para todo o país. Estão autorizados R$ 83,6 milhões para o custeio em 2025 e R$ 343 milhões para 2026. O dinheiro será usado para financiar diversos tipos de equipes, como as de Saúde da Família (eSF), Atenção Primária (eAP), Saúde Bucal, Consultório na Rua e equipes multiprofissionais.
“É mais uma medida do governo Lula que reforça a política de fortalecimento da Atenção Primária, a porta de entrada preferencial do SUS e estratégica para a organização e a qualidade de todo o sistema público de saúde”, concluiu Zeca Dirceu.