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01/09/25 15:45

VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais vai transportar 165 mil passageiros por dia

Foto: Ascom deputado Zeca Dirceu

Referência em mobilidade urbana no País, Curitiba dará mais um salto no transporte público com a implantação de uma linha do VLT  (veículo leve sobre trilhos) até São José dos Pinhais, cujos investimentos de R$ 2,2 bilhões foram anunciados nesta sexta-feira (29) pelo presidente Lula (PT), avaliou o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) em encontro com um grupo de moradores da região metropolitana da capital do Paraná.  

"Em resumo será mais qualidade de vida aos moradores de Curitiba e São José dos Pinhais. Este modal traz mais eficiência e rapidez com viagens mais curtas em veículos confortáveis e com maior capacidade no transporte de passageiros. E Curitiba tem uma vantagem: já tem canaletas exclusivas na maior parte do trecho que servirá ao VLT. Nesse trecho, 80% da estrutura já está implantada, o que torna este projeto muito mais viável do que qualquer outro modal", completou o deputado na reunião deste sábado (30) na RMC.

No Novo PAC - mobilidade Mobilidade Grandes e Médias Cidades - foram habilitadas 28 propostas em 12 estados, que podem chegar a R$ 5 bilhões em financiamento ao setor público, além de uma proposta voltada ao setor privado, no valor de R$ 1 bilhão. Ao todo, são 29 propostas, com potencial de R$ 6 bilhões em investimentos.  

Extensão

A proposta do VLT Curitiba-São José dos Pinhais é a maior aprovada pelo Novo PAC. O trecho traçado substituirá o atual eixo de ônibus expressos (BRT) no Boqueirão e será ampliado até o Aeroporto Internacional Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais.

As canaletas do expresso do Eixo Boqueirão têm 10,6 quilômetros e passam pela Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, e o Terminal Boqueirão. 

Com a ampliação do trajeto atual do Eixo Boqueirão – tanto ao norte (até o Centro Cívico), quanto ao sul (até o Aeroporto Afonso Pena) –, a linha do VLT deverá ter 21,5 quilômetros. Com a inclusão do ramal até o Terminal Santa Cândida, ela pode chegar a 26 quilômetros ao todo.

Concessão

Os impactos para a implantação do novo modal estão sendo elaborados por consórcio de empresas  e serão apresentados pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná e BNDES em audiência pública. Além da Amep e BNDES, também participam do projeto o BRDE, as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais, Ippuc, Urbs e a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais.

Os estudos vão subsidiar a estruturação e modelagem de concessão - proposta principal - para a prestação de serviços de operação e manutenção do VLT.  Somente as linhas que passam hoje pelo Eixo Boqueirão transportam uma média de 126 mil passageiros nos dias úteis, sendo cerca de 15 mil pessoas nos horários de pico.

Com a mudança do modal, o crescimento populacional das duas cidades e o incremento de novos trechos na linha, será possível um aumento de aproximadamente 30% no número de passageiros transportados já no primeiro ano de implantação do projeto, chegando, então, a 164.800 usuários por dia.

(com informações da Agência Estadual de Notícias e prefeitura de Curitiba)

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