A 18ª Regional de Saúde do Paraná, com sede em Cornélio Procópio e responsável por 21 municípios da região, pode receber novos cursos de Medicina nos próximos anos. O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) encaminhou um ofício ao ministro da Educação, Camilo Santana, pedindo agilidade na homologação do processo que autoriza a abertura de cursos em instituições privadas.
Na região, três instituições estão inscritas no processo de seleção: a Sociedade de Educação, o CEI – Centro Educacional Integrado e o Instituto Filadélfia de Londrina. A definição sobre quais municípios receberão os cursos ainda depende da análise do Ministério da Educação (MEC).
Segundo Zeca Dirceu, a ampliação da oferta de vagas em Medicina é fundamental para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir desigualdades no acesso à saúde.
“Essa é uma medida que tem impacto direto na vida da população. Quanto mais profissionais formados na região, maior a chance de fixação desses médicos nos nossos municípios, melhorando o atendimento e garantindo mais acesso à saúde”, afirmou o deputado.
O edital em questão (MEC nº 1/2023) prevê até 95 novos cursos de Medicina em todo o país, priorizando regiões carentes de médicos. Inicialmente, o resultado preliminar seria divulgado em junho de 2025, mas o cronograma foi adiado.
Para Zeca Dirceu, é importante que o processo seja concluído ainda em 2025. “Isso permitirá que as instituições organizem seus vestibulares no início do próximo ano e que as primeiras turmas ingressem já em 2026. A população não pode esperar mais tempo para ter esse reforço na formação e atendimento à saúde”, destacou.
Além da 18ª Regional, outras regiões do Paraná e do país também aguardam a definição do MEC, já que a interiorização da formação médica é considerada uma das principais estratégias para ampliar o acesso ao atendimento em saúde.