Notícias

31/07/25 13:01

Quem votou pelo paciente hospitalizado em Colombo?

Voto foi registrado em nome de um filiado que estava internado em regime integral em Campo Largo na data do segundo turno do PED, realizado em 27 de julho

Essa é a pergunta que motiva um dos 22 pedidos de impugnação protocolados pela chapa “O PT Mais Perto de Você” às instâncias do partido que analisam e oficializam o resultado da votação do Processo de Eleições Diretas (PED) no Paraná. O caso, ocorrido no município de Colombo, aponta que um voto foi registrado em nome de um filiado que estava internado em regime integral em Campo Largo na data do segundo turno do PED, realizado em 27 de julho.

A denúncia foi formalizada junto à Comissão Executiva Estadual do PT-PR e à Secretaria Nacional de Organização (SORG) e inclui declaração da instituição que comprova a internação, além da lista de votação da seção eleitoral, instalada na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde o nome e a suposta assinatura do filiado constam entre os votantes.

Falsificação

Segundo o regulamento do PED, o voto só é permitido mediante presença física e apresentação de documento oficial. A irregularidade é denunciada pela chapa como “fraude material” (falsificação de assinatura), e o caso se soma a uma série de denúncias que apontam possíveis padrões de manipulação em diferentes cidades. “Cabe à mesa de votação conferir os documentos de identificação do(a) filiado(a) na lista de presença para garantir a lisura do processo”, disse Rovanir Noll, da coordenação da chapa.

Urna anulada

Em Colombo, o resultado da urna registrou 178 votos (67%) para o atual presidente estadual do PT, Arilson Chiorato, e 87 (33%) para o deputado federal Zeca Dirceu, totalizando 265 votos válidos. A chapa pede a anulação da votação no município, investigação sobre a falsificação e, se necessário, uma nova eleição com fiscalização reforçada.

Com base na recorrência de casos semelhantes, a coordenação de Zeca Dirceu reafirma que não reconhecerá o resultado do PED no estado até que todos os pedidos de impugnação sejam analisados pela instância nacional do partido.

Julgamento de recursos

Dos 33 recursos julgados pela Executiva Estadual nesta quinta-feira (31), 46% foram favoráveis à chapa de Arilson Chiorato, atual presidente estadual e candidato à reeleição, enquanto apenas 25% dos pedidos de impugnação apresentados por Zeca Dirceu foram aceitos. A decisão ampliou a vantagem de Arilson em 489 votos na contagem oficial.

A Executiva seguiu o regimento partidário ao impugnar urnas de municípios que realizaram o PED em locais diferentes do previamente anunciados, como Adrianópolis, Engenheiro Beltrão e Rio Bom. Também foi impugnada, de forma acertada, a votação em Mandaguari, onde foi comprovado voto em nome de um filiado falecido.

Contudo, permanecem questionamentos sobre a ausência de providências em outros casos, como votações realizadas em residências particulares, o que contraria a exigência estatutária de que o processo ocorra em espaços públicos. “O PT Mais Perto de Você” afirma que continuará denunciando as irregularidades e cobrando o respeito ao regimento e aos princípios democráticos internos do partido.

Em nota, a chapa de Zeca Dirceu informou que só reconhecerá os resultados do PED 2025 no Paraná após o julgamento definitivo de todos os pedidos de impugnação e recursos pelas instâncias nacionais do partido. Com uma margem inferior a 1% dos votos válidos entre os dois candidatos, a coordenação argumenta que ainda não é possível declarar um resultado final legítimo.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613