Com 413 votantes, eleição direta renova o diretório municipal e projeta fortalecimento das bases; Zeca lidera isolado votação na cidade e segue para o segundo turno pela presidência estadual do partido
Com a participação de 413 votantes, o Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT) movimentou o último domingo (6) em Cascavel, no Oeste do Paraná. O destaque da votação no município foi a eleição, já no primeiro turno, de Roberto Leal Americano como novo presidente do diretório municipal do PT, consolidando a chapa LULA 2026, que também saiu vitoriosa.
Com 319 votos, Roberto Americano superou a concorrência e assume o comando do partido na quarta maior cidade do interior do Paraná. Sua chapa obteve 307 votos, garantindo a eleição de 25 membros para o diretório municipal e 75 delegados para o Encontro Municipal do partido.
Em discurso após o resultado, Roberto destacou a importância da mobilização da militância. “Vencer as eleições do PED 2025 em Cascavel, a quarta maior cidade do interior do Paraná, tem um sabor especial. A militância compareceu e fez um excelente PED. Meu papel como presidente do PT para os próximos anos é fortalecer o partido e focar no contato com os militantes, que em Cascavel são mais de seis mil filiados”, afirmou.
Roberto também ressaltou os desafios que terá pela frente. “É uma tarefa complexa, mas necessária. Atualizar os dados destes filiados irá nos permitir ter um panorama mais completo da militância. Mas também tenho um papel de conciliar todas as correntes do nosso partido, dialogar sempre com todas e todos”, garantiu.
Presidência estadual
Além da escolha da direção local, a votação em Cascavel também foi termômetro da disputa estadual. Zeca Dirceu, deputado federal e candidato à presidência do PT no Paraná, foi o mais votado no município, com 205 votos, contra 196 obtidos pelos três demais concorrentes juntos. A chapa estadual de Zeca, O PT Mais Perto De Você, também venceu na cidade, com 186 votos, apenas dois a mais do que a soma das outras três chapas concorrentes, que totalizaram 184 votos.
Com a liderança na cidade e bom desempenho em outras regiões do estado, Zeca garantiu presença no segundo turno da disputa pela presidência estadual do partido. Para ele, o momento é de intensificar a mobilização.
“O que estamos construindo é um PT mais conectado com as bases, mais presente na vida real das pessoas. A votação em Cascavel mostra que essa mensagem está chegando, especialmente onde a disputa é mais intensa. O segundo turno será uma oportunidade de ampliar ainda mais esse diálogo. Estamos ouvindo, debatendo, construindo coletivamente. O PT que queremos para o Paraná é vivo, combativo e com a cara da nossa militância”, afirmou o parlamentar.
A segunda etapa da eleição estadual acontece no próximo dia 27, e as articulações seguem em ritmo acelerado em todo o estado. Em Cascavel, a nova direção municipal, sob comando de Roberto Americano, já trabalha para ampliar o engajamento da militância e garantir uma votação ainda mais expressiva no segundo turno, consolidando o apoio local à candidatura de Zeca Dirceu à presidência estadual do partido.
“A mobilização começou imediatamente após o anúncio do segundo turno. Já estamos nos movimentando para agitar a militância e reafirmar nosso apoio a Zeca, que tem o compromisso de construir um PT mais próximo da base. Queremos um quórum ainda mais alto que no primeiro turno, fortalecendo o trabalho coletivo junto aos filiados”, concluiu Roberto.