A reta final do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT no Paraná ganha um reforço de peso neste sábado (5). O ex-ministro da Casa Civil e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu, estará em Ponta Grossa para participar de um ato em apoio à candidatura do deputado federal Zeca Dirceu à presidência estadual do partido. O encontro acontece às 9h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Rua Rui Barbosa, 131, Centro).
Com o número 310 na disputa interna, Zeca Dirceu se apresenta como o nome de um projeto de renovação que busca reconectar o partido às suas bases e, ao mesmo tempo, preparar o terreno para os desafios eleitorais de 2026 e 2028. A proposta central é clara: ampliar a participação dos filiados nas decisões mais importantes e reconstruir a força do PT no estado. Para isso, o deputado defende um diálogo permanente entre a presidência estadual e as microrregionais, além de democratizar a prestação de contas com acesso a todos os filiados.
“É hora de virar a página dos resultados que nos deixaram insatisfeitos. Vamos resgatar a autoestima do partido, ampliar a presença nas cidades e fazer do PT do Paraná um partido vivo, forte e pronto para vitórias”, afirma Zeca Dirceu. Ele destaca ainda a importância de uma mobilização histórica no dia 6 de julho, data das eleições internas do PT. “Quanto maior a participação, maior nossa capacidade de promover a renovação que o PT precisa”, reforçou.
Os filiados e filiadas do partido em Ponta Grossa irão às urnas neste domingo (6), na Câmara Municipal, localizada na Avenida Visconde de Taunay, 880, no bairro Ronda.
A presença de José Dirceu em Ponta Grossa simboliza mais do que um apoio familiar. Um dos fundadores do PT e responsável, quando presidente nacional da legenda, pela criação do modelo de eleição direta que dá voz a cada filiado, Dirceu representa a história do partido e reforça o compromisso com a democracia interna. A expectativa da organização é que a vinda do ex-ministro dê novo fôlego à campanha de Zeca, que já tem conquistado apoio expressivo em diferentes regiões do estado.
Além de Ponta Grossa, José e Zeca Dirceu cumprem agenda intensa em outras cidades. Nesta sexta-feira (4), eles participaram de um encontro em Londrina, e, no sábado à tarde, estarão em Curitiba, em novo ato com a militância.
A movimentação no Paraná também ecoa no cenário nacional. Tanto Zeca quanto José Dirceu declararam apoio à candidatura de Edinho Silva (número 180), ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara, para a presidência nacional do partido — nome que tem o aval do presidente Lula e simboliza a continuidade de um projeto político de reconstrução e avanço.
Serviço