Notícias

04/06/25 12:00

Zeca Dirceu defende participação e proximidade com a base em encontro do PT no Norte Pioneiro

Foto: Luciano Honda

O deputado federal e candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Zeca Dirceu, participou na noite desta segunda-feira (02) de um encontro com filiados e lideranças regionais da sigla. O evento teve como principal foco mobilizar a militância para o Processo de Eleições Diretas (PED), marcado para o próximo dia 6 de julho.

Estamos mais uma vez trazendo toda a região aqui a Santo Antônio da Platina para discutir esse momento tão importante do PT. No dia 6 de julho, cada filiado vai ter a oportunidade de, pelo voto, renovar as direções municipais, estaduais e também a direção nacional do partido”, destacou Zeca Dirceu.

Candidato a presidente do PT no Paraná, Zeca enfatizou a importância da participação dos filiados no PED e orientou sobre o processo de votação. “Eu sou candidato com o número 310 e estou apoiando o Edinho, nosso candidato à presidência nacional”, informou.

Ao relembrar sua trajetória no partido, Zeca Dirceu falou sobre sua infância marcada pela militância, acompanhando o pai, José Dirceu, em encontros e formações políticas do PT. “Aprendi com meu pai, desde menino, que a boa decisão é feita assim: perto das pessoas, junto com as pessoas, dando oportunidade, inclusive, das pessoas votarem”, afirmou.

Zeca também destacou sua experiência como presidente do diretório municipal do PT em Cruzeiro do Oeste, onde liderou a reestruturação da legenda e foi prefeito por dois mandatos. Como marca de sua gestão, ressaltou a implementação do orçamento participativo, prática que, segundo ele, deve ser expandida caso seja eleito presidente estadual. “Esse modelo participativo pode e será adotado em minha gestão no PT Paraná”, garantiu.

Para o parlamentar, ouvir a base é fundamental não apenas na definição de propostas, mas também na partilha dos recursos partidários. “Se você vai fazer uma partilha de fundo eleitoral, para uma eleição municipal, sei que não é obrigatório, mas nada mais justo do que ouvir os candidatos e candidatas. Eu fui candidato oito vezes e sei o quanto é difícil. Só com esse detalhe nós teríamos tido outro resultado no ano passado aqui no Paraná”, avaliou.

Durante o encontro, Zeca reforçou seu compromisso de atuar de forma próxima aos filiados em todo o estado. “Se eu for presidente, serei presidente do PT Paraná nos 399 municípios e estarei presente, ouvindo os filiados. Da minha parte, podem ter certeza, estou muito animado e disposto. E acumulei muita experiência de gestão nos meus mandatos como prefeito e deputado federal”, afirmou.

Ele também defendeu a retomada das formações políticas, como forma de fortalecer a atuação dos militantes, e criticou o distanciamento que, segundo ele, ocorreu nos últimos anos entre a direção estadual e a base partidária. “Houve falta de liderança efetiva, de comunicação com as bases, e as pessoas se sentiram desvalorizadas. Cada filiado importa e isso precisa ser retomado no PT Paraná”, concluiu.

O PED, segundo Zeca, é um exemplo da democracia interna do partido. “Dia 6 de julho, o único partido que faz isso no Brasil, o PT, vai ter sua eleição interna: cada filiado é um voto. Isso começou lá atrás, quando meu pai era presidente nacional do PT, e agora quero ter, pela primeira vez, essa oportunidade de presidir o PT aqui no Paraná”, concluiu.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613