A Casa da Sopa Allan Kardec, uma das instituições mais tradicionais no atendimento à população em situação de vulnerabilidade em Cianorte, recebeu um apoio para ampliar ainda mais seu trabalho. Por meio do programa Itaipu Mais Que Energia, a Itaipu Binacional destinou R$ 100 mil à entidade. O recurso será utilizado na aquisição de equipamentos e melhorias na estrutura física.
A articulação do projeto foi acompanhada de perto pelo deputado federal Zeca Dirceu, que comemorou o resultado. “É uma conquista concreta para quem realmente faz a diferença no dia a dia da nossa população. A Casa da Sopa tem uma história de décadas dedicada ao acolhimento e à alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e nada mais justo do que receber esse apoio para seguir firme com esse trabalho”, afirmou o parlamentar.
Com os novos investimentos, a Casa da Sopa poderá adquirir painéis de energia solar, dois fogões de alta pressão, fritadeira elétrica, processador de alimentos, câmara fria, freezer, mesas de inox e cadeiras. Os novos equipamentos vão permitir que a produção das refeições seja mais rápida, segura e em maior escala, além de reduzir custos com energia.
Zeca destacou ainda o compromisso da Itaipu com ações sociais no Paraná. “A Itaipu tem sido uma parceira importante dos municípios. Ela está investindo onde o impacto é direto na vida das pessoas. A Casa da Sopa é uma dessas iniciativas que transformam comunidades com o esforço de voluntários, e agora, com esse apoio, poderão fazer ainda mais”.
Desde 1987, a Casa da Sopa Allan Kardec tem como missão acolher, alimentar e auxiliar. Com o trabalho de voluntários, a entidade fornece refeições e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social, tornando-se referência em solidariedade e assistência na cidade.
Para o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, o investimento é um reconhecimento à dedicação dos voluntários. “O que fazemos aqui é um reconhecimento ao trabalho voluntário, à militância dessas pessoas, que usam seu tempo livre, que poderia ser destinado ao descanso, ao lazer com a família, para ajudar outras pessoas”, destacou.