O Hospital Santa Mônica, em Rondon, foi contemplado com mais de R$ 790 mil em recursos da Itaipu Binacional. O valor será utilizado para a implantação de uma usina fotovoltaica, a troca da instalação elétrica da unidade e a aquisição de itens ortopédicos. O investimento faz parte do programa Itaipu Mais Que Energia, que visa fomentar o uso de fontes renováveis e ampliar a sustentabilidade em instituições do terceiro setor.
A construção da usina de energia solar deve reduzir os custos com a conta de luz, liberando mais recursos para o atendimento à população. Já a modernização da rede elétrica garantirá mais segurança e eficiência ao funcionamento da estrutura hospitalar. Com a compra de equipamentos ortopédicos, a instituição também poderá ampliar e qualificar o atendimento prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O deputado federal Zeca Dirceu destacou a importância do repasse para o município. “É um volume expressivo de investimentos que vai trazer benefícios reais e permanentes para a saúde pública de Rondon”, afirmou.
Já o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, ressaltou o caráter inclusivo do programa. “O Itaipu Mais Que Energia 2 atinge a sociedade civil organizada. Estou falando de sindicatos, APAEs, hospitais beneficentes, que participaram de um processo seletivo através de um edital”, explicou.
A ação reforça o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento sustentável e com a promoção da eficiência energética em instituições que prestam serviços essenciais à população.
Para Zeca Dirceu, essa parceria entre o setor público e instituições filantrópicas representa um modelo que precisa ser ampliado. “Estamos garantindo que o dinheiro público seja investido de forma inteligente, sustentável e com retorno direto para quem mais precisa: a população que depende do atendimento do SUS”, concluiu.