A Cooperativa dos Agricultores Familiares dos Municípios da Amenorte (COOANORTE) foi contemplada com um investimento superior a R$ 600 mil da Itaipu Binacional, que será utilizado para o desenvolvimento e fomento da agricultura familiar na região. O recurso será aplicado em um conjunto de ações voltadas à melhoria das condições de trabalho e produção dos cooperados, com a meta de expandir a cooperativa e fortalecer a agricultura familiar sustentável nos municípios que compõem a Amenorte.
“É a Itaipu Binacional cuidando e investindo no Paraná, com um olhar voltado para o desenvolvimento da agricultura familiar, um setor que tem grande potencial de crescimento e transformação social”, destacou Zeca Dirceu.
A COOANORTE, que atualmente conta com 150 agricultores familiares associados, prevê aumentar esse número para 330 cooperados até 2026. Os beneficiados com o projeto são provenientes de 12 municípios da região: Cianorte, Tapejara, Tuneiras do Oeste, Terra Boa, Jussara, São Tomé, Japurá, Indianópolis, São Manoel do Paraná, Rondon, Cidade Gaúcha e Guaporema.
“A agricultura familiar é um pilar fundamental para a economia dessa região e, com esses recursos, os agricultores terão mais condições de gerar emprego e renda nas suas comunidades”, disse Zeca Dirceu.
O investimento será direcionado à aquisição de veículos, como um caminhão com baú refrigerado e um veículo utilitário, que facilitarão o transporte da produção agrícola. Além disso, serão adquiridos móveis e equipamentos de escritório para melhorar a infraestrutura da cooperativa, e caixas plásticas para garantir o transporte seguro dos produtos.
“A Itaipu reconhece esse trabalho. E reconhece o quão determinante é para melhorar a vida da população”, destacou Enio Verri, diretor-geral da Itaipu.
O projeto terá um impacto direto na expansão da comercialização regional de hortifrutigranjeiros e produtos derivados, com foco no incentivo à produção agroecológica e orgânica. Um dos principais objetivos é criar uma identidade regional para os produtos da cooperativa, agregando valor e fortalecendo a presença dos produtos locais no mercado.
“Com a identidade regional, os produtos da cooperativa terão uma marca forte que refletirá a qualidade e o compromisso com a sustentabilidade, abrindo novas oportunidades de comercialização tanto para o mercado local quanto para outras regiões”, afirmou o deputado.
Esse apoio da Itaipu Binacional faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que busca apoiar iniciativas com potencial de transformação social, ambiental e econômica, além de contribuir para o desenvolvimento das populações em situação de vulnerabilidade.