O deputado federal Zeca Dirceu anunciou, neste domingo (27), a destinação de R$ 2 milhões ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná. O recurso será utilizado para a realização de georreferenciamento em assentamentos de todo o estado.
O anúncio foi feito durante a festa no Assentamento 8 de Abril, localizado em Jardim Alegre, no centro-oeste paranaense — um marco da luta pela terra no Brasil. O local surgiu a partir da ocupação da antiga Fazenda Corumbataí por cerca de 300 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em 1997, e se consolidou como assentamento em 2004, beneficiando hoje mais de 550 famílias.
O evento contou com a titulação de várias famílias que residem no assentamento, um passo fundamental para a regularização fundiária e garantia de direitos das famílias assentadas.
"A luta vale a pena", afirmou Zeca Dirceu, dirigindo-se aos assentados presentes. "Cada um, cada uma de vocês, são uma prova de que a luta vale a pena. Cada um de vocês tem uma história de coragem, de perseverança, de determinação", disse o deputado.
Ao lado da deputada federal Lenir de Assis, do deputado federal Elton Welter, do deputado estadual Professor Lemos e dos prefeitos de Jardim Alegre, Arapuã e Godoy Moreira, além de vereadores de diferentes municípios da região — com destaque para o vereador Parabólica, morador do próprio assentamento —, Zeca destacou o papel histórico do MST e a importância do direito à terra. "Queria saudar o MST e reconhecer a importância do Movimento Sem Terra para que momentos como esse possam ser uma realidade cada vez mais constante em todo o nosso país", declarou.
Segundo o parlamentar, os R$ 2 milhões destinados ao Incra serão usados para a realização do georreferenciamento, etapa fundamental para a regularização fundiária dos assentamentos. "O georreferenciamento é uma das etapas mais importantes depois, para regularizar uma propriedade, como nós temos feito agora aqui a todos os assentados no 8 de Abril", explicou Zeca. "O Incra está fazendo todo o processo documental, da titulação até o registro em cartório, porque sem o registro em cartório não adianta entregar o documento como fizeram no passado, muitas vezes, até iludindo as pessoas", alertou o deputado.
Zeca Dirceu aproveitou o evento para reforçar seu compromisso com a agricultura familiar e com os pequenos municípios do interior paranaense. "Eu nasci e vivo até hoje em um pequeno município, Cruzeiro do Oeste — cidade onde tive a oportunidade, muito jovem, com 25 anos, de ser prefeito por duas vezes", lembrou.
Durante a celebração, Zeca anunciou que, enquanto o evento prosseguia, uma reunião paralela seria realizada para discutir a pavimentação de estradas na região, um dos projetos organizados pelos assentados. "Quero me comprometer aqui com vocês, nesta luta pela pavimentação. Inclusive, enquanto alguns de nós estarão almoçando aqui, vamos fazer uma reunião ao lado para discutir melhor esse assunto", disse.
Zeca também reforçou seu desejo de manter uma presença constante no interior do Paraná. "Vim aqui hoje para me colocar à disposição para as tarefas não só do assentamento, mas de forma geral que o município tenha. Estou lá em Brasília como deputado federal, representando o Paraná", concluiu.