Conquistas e desafios
Zeca Dirceu
A cada eleição a sociedade brasileira experimenta e põe à prova não só o processo democrático em si, mas interfere e contribui para o aprimoramento de seus métodos e valores. Nas últimas duas décadas, a partir da redemocratização e com a participação ativa da sociedade, o que se viu no Brasil foi uma profunda transformação política, econômica e social; um amadurecimento coletivo que levou os brasileiros a pensar “sim, nos podemos”.
Em 2002, com os ranços da ditadura já definitivamente enterrados, “a esperança venceu o medo” e o Brasil optou por uma mudança que priorizava não só liberdade e democracia, mas também um modelo desenvolvimentista que propunha à inclusão de milhões de conterrâneos que viviam na marginalidade social. A vitória do Partido dos Trabalhadores rompeu com um paradigma que as elites verde-amarela arrastaram por mais de meio século e, pela primeira vez, um ex-operário sem formação acadêmica e não aliado ao grande capital foi eleito pelo voto popular para ocupar à presidência da República.
Os resultados dessa mudança só não vêem quem não quer. Basta caminhar pelas ruas, conversar nas praças e esquinas. Sem dúvida que uma série de medidas deste e de outros governos contribuiu sobremaneira para que o país chegasse a esse estágio, mas a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como avalista e fiel escudeiro desse projeto foi fundamental para sua consolidação.
A experiência como prefeito de Cruzeiro do Oeste, um município com pouco mais de 20 mil habitantes e carente das necessidades mais elementares, serviu de lição e aprendizado político para entender que as políticas públicas devem priorizar sobremaneira as áreas de saúde, educação, segurança e meio ambiente; a geração e incentivo de empregos, principalmente às pequenas e médias empresas; o incentiva a agricultura e a pecuária. No Paraná, todas essas atividades são fundamentais a economia do Estado e repercutem de forma direta na quase totalidade dos municípios.
Como deputado federal vou incentivar e discutir com a sociedade organizada as propostas que implementei em Cruzeiro do Oeste, assim como os projetos de continuidade ao governo do presidente Lula que serão aprimorados pela presidenta Dilma Rousseff. Durante esses meses de campanha percorri todas as regiões do Paraná e pude ver, conhecer e discutir com as populações locais sobre suas reais necessidades. A diversidade cultural, as economias regionais diversificadas em escalas e prioridades, as aspirações e necessidades aparentemente contraditórias, fazem do Paraná uma síntese do que é o Brasil.
Se as conquistas nestes quase oito anos do governo Lula foram grandes, os desafios que nos esperam são ainda maiores. Resolvê-los em sua totalidade é uma tarefa impossível, mas é plenamente possível encontrar soluções que minimizem as dificuldades mais imediatas. O importante é avançar de maneira consistente e duradoura. E o único caminho viável é a união de propósitos, a solidariedade e a participação da sociedade como elemento principal desta jornada.
Zeca Dirceu é candidato a deputado federal pelo PT