Alexandre Padilha percorreu três cidades do Paraná nesta segunda-feira (31), anunciando uma série de investimentos para a saúde e cidades sustentáveis em parceria com a Itaipu Binacional. Em Maringá, entregou 50 caminhões para coleta seletiva de lixo. Em Londrina, anunciou investimentos em transição energética para 80 hospitais filantrópicos do Estado. À noite, em Ponta Grossa, Padilha participou da assinatura de convênio com a Itaipu para modernização da maternidade da Santa Casa de Misericórdia.
A agenda do ministro Alexandre Padilha teve início pela manhã, em Maringá, onde a Itaipu realizou a entrega de equipamentos de coleta seletiva de recicláveis a 50 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar), beneficiando mais de 500 famílias de catadores.
Ainda em Maringá, o ministro Padilha participou da reabertura da sala de vacinação, fechada há seis anos, e do lançamento da Campanha de Vacinação contra a Gripe, aplicando simbolicamente as primeiras doses de influenza.
“Vamos começar a campanha contra a gripe agora em abril. Nós já entregamos mais de 320 mil doses aqui para o estado do Paraná e outros lotes chegarão nos próximos dias”, destacou. Padilha anunciou ainda que está iniciando uma cruzada pelo país para recuperar o orgulho do programa nacional de vacinação e combater qualquer tipo de fake news sobre vacinas.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) participou da cerimônia de entrega dos equipamentos de coleta seletiva e parabenizou o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, pelo apoio a mais um projeto que fortalece a gestão de resíduos sólidos na região: “A reciclagem de lixo promove sustentabilidade, fortalece as famílias de catadores e gera economia aos municípios. Que a Itaipu continue investindo em todo o Paraná. Viva a Itaipu, viva o Paraná”, declarou.
O parlamentar também reconheceu o compromisso e a competência do ministro Alexandre Padilha no fortalecimento do SUS, na ampliação das políticas públicas e na garantia de um diálogo eficiente com estados e municípios e ressaltou que “a visita de Padilha reforça o compromisso do governo Lula com a saúde no Paraná”.
Em Londrina, o ministro Alexandre Padilha participou da assinatura de um convênio entre a Itaipu Binacional e a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), para impulsionar a transição energética em 80 hospitais filantrópicos. A iniciativa garantirá até 35% do suprimento de energia das unidades, gerando uma economia anual estimada em R$ 11,7 milhões. Vinte e nove hospitais receberão usinas solares a partir de abril, e em junho começam as obras para a instalação de sistemas fotovoltaicos em outros quatro municípios da região.
Em sua fala durante o evento, o ministro da Saúde enfatizou a importância de fortalecer as Santas Casas para reduzir do tempo de espera no SUS e para ampliação do atendimento de saúde especializado. Ele ressaltou ainda que a realidade de uma ação envolve inciativas e apoio entre diversos setores para fortalecer a saúde: “Estamos buscando novas parcerias para direcionar recursos a mais atendimentos e menor tempo de espera,” disse.
À noite, em Ponta Grossa, Alexandre Padilha participou da assinatura de um convênio com a Itaipu Binacional para destinar R$ 15,2 milhões à modernização da Santa Casa de Misericórdia, que é referência na região Oeste do Paraná para gestações de alto risco, garantindo a integração com as UTIs neonatais. Também foi assinada a ordem de serviço para a construção do primeiro Centro Especializado em Reabilitação no município, que atenderá 40 mil pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual.
O deputado Zeca Dirceu, que acompanhou as três visitas, ressaltou: "Todas essas ações demonstram o esforço conjunto do Governo Federal para aprimorar a saúde pública e oferecer um atendimento de maior qualidade à população do Paraná", avaliou o parlamentar.