Notícias

26/03/25 08:30

Gestores do Paraná debatem parcerias com governo federal e elogiam a oportunidade de dialogar diretamente com ministros do governo Lula

Segundo dia do Encontro de Lideranças Municipalistas contou com a participação dos ministros Alexandre Padilha e Celso Sabino que reforçaram ações para os municípios. Fotos: Hugo Lira

Nesta terça-feira (25), durante o segundo dia do Encontro de Lideranças Municipalistas do Paraná, promovido pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), gestores paranaenses tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com ministros e secretários do governo federal. Os prefeitos e vereadores destacaram a importância do evento para esclarecer dúvidas, firmar parcerias e identificar novas fontes de investimento para seus municípios. 

Em sua participação no encontro, no final da tarde de hoje, o ministro Alexandre Padilha parabenizou a iniciativa do deputado Zeca Dirceu e enfatizou que está reorganizando o Ministério da Saúde, destacando: "Nosso time está sempre à disposição. Estamos agilizando para criar espaços específicos para acompanhar cada estado, como o Paraná, e dar mais agilidade às ações." Ele também lembrou sobre o processo aberto para o recebimento de propostas para o Novo PAC Saúde, ressaltando a importância de não perder essa oportunidade.

A professora universitária de Santo Antônio da Platina, Graça Zullo destacou que acompanha o trabalho do ministro Padilha há algum tempo e faz uso da Farmácia Popular, e parabenizou-o pela ampliação do catálogo de medicamentos, especialmente no tratamento do Alzheimer e da doença de Parkinson." Isso faz uma grande diferença para os idosos de baixa renda, que enfrentam dificuldades para obter os medicamentos. O senhor está no caminho certo, promovendo o debate e ouvindo as lideranças e protagonistas do sistema de saúde", afirmou.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também elogiou a iniciativa do deputado Zeca Dirceu em promover a aproximação entre gestores locais e o governo federal. Ele destacou o potencial do Paraná, um estado exuberante, e incentivou prefeitos e prefeitas a impulsionarem o turismo em seus municípios, ressaltando que a atividade gera renda e movimenta diversos setores. Sabino apresentou dados que mostram que, desde 2023, o turismo se consolidou como um motor da economia. 

"O Brasil virou a chave: com mais emprego, renda e atrativos, estamos batendo recordes consecutivos no turismo", afirmou.
Celso Sabino enfatizou que, em 2024, o Brasil atingiu um recorde no turismo doméstico, com 350 milhões de viagens realizadas no país. Além disso, o gasto médio por pessoa no verão passado aumentou de R$ 1.800 para R$ 2.500. Sabino também destacou o crescimento no transporte aéreo, com 118 milhões de passagens vendidas. Outro ponto relevante foi o aumento do turismo internacional, com quase 7 milhões de estrangeiros visitando o Brasil em 2023/2024, o maior número da história, de acordo com dados da Polícia Federal.

O prefeito de Palmeira (PR), Altamir Sanson (PSD) agradeceu ao ministro do Turismo, Celso Sabino: "O senhor não imagina  a importância de sentar frente a frente com um ministro e poder fazer questionamentos. Muito obrigado."

Parcerias e captação de recursos 

Na manhã de hoje, diversos secretários do governo federal apresentaram programas e ações de seus respectivos Ministérios. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, detalhou os principais programas da pasta, incluindo: Desenrola Brasil, que auxilia na renegociação de dívidas para pessoas físicas com renda de até dois salários mínimos ou cadastradas no CadÚnico; Desenrola Pequenos Negócios, voltado à regularização de débitos de micro e pequenas empresas; PNAFM, o Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios; e Brasil Mais Justo, focado em ações para a redução de desigualdades regionais. 

Por sua vez, o Assessor Especial de Assuntos Federativos do Ministério da Cultura (MINC), Amauri Teixeira, e o Diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios, Thiago Leandro Rocha apresentaram as principais iniciativas da pasta para fomentar a cultura nos municípios. 

Entre os programas destacados estão: incentivo a projetos culturais por meio de editais e financiamento para produção artística e cultural; projetos de integração de cultura incluídos no Novo PAC; a Lei Paulo Gustavo, que oferece uma política de apoio emergencial ao setor cultural, com repasses diretos a estados e municípios; e a Política Nacional Aldir Blanc, que visa fortalecer as ações culturais por meio de financiamento e capacitação. 

Ao final da manhã, o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Lacerda, apresentou iniciativas da pasta para fortalecer a produção rural. Entre os programas destacam-se:O Promaq: Programa de Modernização da Agricultura e Conservação de Recursos; o Proner: Política Nacional de Reforma Agrária; o Agro Brasil + Sustentável: Fomento a práticas agrícolas sustentáveis; e Plano Safra 2025/2026: Linhas de crédito e apoio à produção rural.

Banco do Brasil apresenta estratégias de Crédito Rural

No início da manhã, diretores da Unidade Estratégica de Governo do Banco do Brasil — José Alves Cardoso (gerente geral), Diego Martins Ferazzo (Diretoria de Agronegócios), André Machado (gerente executivo), Daniela Pavinski (gerente de soluções) e Marcelo Goulart (Relações Institucionais e Governamentais) — apresentaram estratégias de crédito rural e debateram ações para colaborar no desenvolvimento do Paraná.

 

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613