Neste sábado (22), o deputado federal Zeca Dirceu (PT) visitou o Assentamento Irmã Dorothy, no município de Barbosa Ferraz. Após 20 anos de luta e resistência, 60 famílias serão beneficiadas com a entrega de lotes de terras. A conquista foi possível após a assinatura do decreto de desapropriação da antiga Fazenda São Paulo, promovida pelo presidente Lula (Leia aqui) no início de março, durante ato pela Reforma Agrária em Minas Gerais.
Zeca Dirceu parabenizou a todos pela resistência: "Agora, com o governo do presidente Lula, que reconhece a importância da reforma agrária, essa área, que é simbólica, finalmente será transformada em um novo assentamento rural. Estou muito feliz com a assinatura do decreto. Parabéns pela coragem e resistência", afirmou o deputado aos assentados, celebrando essa conquista histórica.
O Assentamento Irmã Dorothy, que abriga atualmente 33 famílias, será ampliado para incluir mais 27, totalizando 60 famílias que farão parte do novo assentamento rural. Cada uma dessas famílias receberá um lote de terra, variando entre 3 a 5 alqueires. A conquista vem após 20 anos de espera pela desapropriação da área, que teve início com a ocupação das terras da antiga Fazenda São Paulo em novembro de 2005, quando cerca de 50 famílias camponesas ocuparam a propriedade.
Conhecida na região, a fazenda apresentava baixa produtividade, além de ser marcada por crimes ambientais e maus-tratos aos animais. Essas condições tornavam o latifúndio um risco para a saúde pública, sendo considerado um foco de febre aftosa para a região. Na época, profissionais veterinários relataram o completo abandono tanto da fazenda quanto dos rebanhos.
Diante do descumprimento da legislação e em busca do direito à terra para viver e produzir, as famílias camponesas fundaram o acampamento Irmã Dorothy, em homenagem à religiosa Dorothy Stang, assassinada naquele ano. Com a assinatura oficial do decreto de desapropriação pelo presidente Lula, o antigo proprietário da Fazenda São Paulo será indenizado pelo governo federal. O processo de desapropriação, por "interesse social", também inclui os sítios Serrinha e Garcia.
Zeca Dirceu reforçou que a assinatura do decreto de desapropriação, além de simbolizar a luta histórica do MST, também garante o direito à terra e à produção de alimentos saudáveis para o povo brasileiro. O deputado se colocou à disposição para buscar recursos e projetos que possibilitem às famílias se manter na propriedade rural, produzindo mais, com qualidade e gerando renda. "Contem sempre comigo", completou.