Notícias

14/03/25 16:00

Lula cria Rede Nacional de Cursinhos Populares

"O acesso ao ensino superior será maior e mais abrangente. Uma vitória dos estudantes, dos professores e da educação", disse o deputado Zeca Dirceu (PT) ao destacar nesta sexta-feira (14) o decreto do presidente Lula (PT, assinado também pelo ministro Camilo Santana (Educação), que regulamenta o Programa Diversidade na Universidade e institui a Rede Nacional de Cursinhos Populares.

"Partiu estudar", completou Zeca Dirceu ao comentar o programa destinado à promoção do acesso ao ensino superior para pessoas de grupos socialmente desfavorecidos, prioritariamente oriundas da escola pública, com renda familiar per capita de até um salário mínimo, indígenas, pessoas com deficiência, negros ou quilombolas.

"Vale para qualquer idade: jovem, idoso, aposentado, trabalhador, enfim, é mais incentivo que soma ao Pé-de-Meia, entre outros programas e projetos, para garantir a cidadania plena de forma mais ampla para todos os brasileiros. É mais uma boa medida acertada pelo presidente Lula", disse o deputado, membro da Comissão da Educação da Câmara dos Deputados.

Diversidade na Universidade

Para a implementação do Programa Diversidade na Universidade, Lula instituiu a Rede Nacional de Cursinhos Populares em todo o país. "Esse programa vai incentivar as entidades que atuam nos cursinhos pré-vestibulares na estruturação de cursos preparatórios gratuitos, promoção de ações de formação continuada para os professores que atuam em cursinhos populares, e na compra e distribuição de materiais pedagógicos", explicou o deputado.

O incentivo se estende ainda na produção e distribuição de tecnologias relacionadas à preparação para o acesso ao ensino superior, apoio à manutenção dos estudantes por meio de incentivo financeiro e no monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas pelo programa.

"O presidente Lula sempre nos emociona quando diz que foi um metalúrgico, torneiro mecânico, que mais criou universidades e institutos federais de educação. Eu assisti o documentário Calabouço sobre um restaurante universitário no Rio de Janeiro e ali vimos o quanto é importante a comida na vida de universitário", apontou Zeca.

"Agora Lula também está investindo na construção de restaurantes universitários e moradias estudantis. Muitas cidades estão instituindo o passe livre, a tarifa zero, para os estudantes e professores. Em curto tempo, médicos, engenheiros, advogados, programadores, cientistas, pesquisadores e professores de todas as classes vão participar da cidadania brasileira", completou.

Apoio da Fiocruz

Pelo decreto desta quinta-feira (13), o governo federal prestará o apoio de natureza técnica e financeira, sendo que o apoio financeiro tem que estar consignado no orçamento do Ministério da Educação, observados a disponibilidade e os limites estabelecidos na legislação orçamentária e financeira.

O Ministério da Educação, com apoio da Fiocruz, destinará R$ 74,5 milhões para apoiar 324 cursos pré-vestibulares populares do presente ano até 2027. Serão concedidas bolsas a educadores, estudantes e coordenações de cursinhos pré-vestibulares populares que preparam alunos da rede pública para o ingresso no ensino superior, especialmente por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613