Notícias

06/03/25 18:00

Em visita à cozinha solidária em Cascavel, Zeca Dirceu ressalta compromisso assumido por Lula de retirar o Brasil do Mapa da Fome até 2026

“As políticas nacionais, aliadas às ações locais, são esforços para erradicar a fome e garantir a dignidade alimentar para todos os brasileiros,” disse Zeca Dirceu.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) visitou na manhã desta quinta-feira (6) a cozinha solidária da Dona Marli , localizada no bairro Cascavel Velho, na cidade de Cascavel, Oeste do Paraná. O projeto, que já está em funcionamento há cerca de um ano e meio, distribui aproximadamente 120 marmitas por dia, sempre as terças e quintas-feiras, para a população em situação de rua e pessoas em vulnerabilidade social. 

“A cozinha solidária da Dona Marli tem um importante papel social na comunidade, ajudando a combater a fome,” disse o parlamentar. Ele reforçou que iniciativas como essa se alinham ao compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de retirar o Brasil do Mapa da Fome até 2026. Essa meta está prevista no III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), aprovado por Lula e publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (5). 

A proposta define 18 estratégias intersetoriais e 219 iniciativas voltadas à segurança alimentar e nutricional e aborda desafios como o aumento dos preços de alimentos, fome em territórios específicos (Amazônia, povos indígenas e população em situação de rua) e impactos das mudanças climáticas. Além disso, o plano aborda novas estratégias intersetoriais a iniciativas já existentes, como o Plano Brasil Sem Fome, o Plano Safra da Agricultura Familiar e a ampliação do acesso a alimentos saudáveis. Confira aqui o III Plansan na íntegra.  

Zeca Dirceu ressaltou que o Brasil deixou o Mapa da Fome em 2014, durante o governo Dilma Rousseff (PT), mas voltou em 2021, no ano seguinte ao início da pandemia de covid-19, durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Em 2023 o governo Lula conseguiu tirar do mapa da fome 60 mil pessoas por dia – o equivalente a um estádio lotado. Nesse período, ou seja, apenas em um ano, 24,4 milhões de pessoas saíram da insegurança alimentar severa no Brasil. “Essa conquista foi repercutida em âmbito internacional e demonstra o compromisso do governo Lula com a dignidade e a segurança alimentar do nosso povo,” afirma Zeca.

Para o deputado federal, o novo Bolsa Família, que reintroduziu o complemento alimentar e promoveu reajustes no programa de alimentação escolar, o Escola em Tempo Integral e o Pé-de-Meia, são políticas públicas fundamentais para garantir uma alimentação saudável para crianças em idade escolar. Além disso, projetos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desempenham um papel crucial ao garantir a compra de produtos da agricultura familiar e sua distribuição local. 

— Essas políticas nacionais, aliadas às ações locais e comunitárias, como as cozinhas solidárias, entre outras iniciativas, são esforços conjuntos para erradicar a fome e garantir a dignidade alimentar para todos os brasileiros, além de fortalecer a economia local, gerando desenvolvimento. Seguimos firmes na luta por um país mais justo para todos e todas —, declarou o parlamentar.

Fotos: Rodolfo Olivera.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613