O município de Ampére, no Sudoeste do Paraná, formalizou na terça-feira (25) convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a execução do programa Minha Casa Minha Vida, mediante o investimento de R$ 4,7 milhões do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS SUB 50). O valor será aplicado na construção de 33 unidades habitacionais para famílias de baixa renda, atendendo a uma demanda histórica da comunidade do Bairro Menino Deus, na região de Santa Cecília.
A conquista foi articulada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT), em parceria com o prefeito de Ampere, Douglas Potrich e pelo vereador Ademir de Oliveira (PT), que levaram ao parlamentar a necessidade de moradia digna para essas famílias.
Zeca Dirceu destacou a importância do convênio, lembrando que, após seis anos sem investimentos significativos no setor, o retorno do presidente Lula ao poder trouxe a oportunidade de retomar programas como o Minha Casa, Minha Vida. "Esses programas são essenciais para o desenvolvimento social e a melhoria das condições de vida da população brasileira", afirmou.
Segundo o prefeito Douglas, a construção das 33 casas no Bairro Menino Deus atenderá famílias com renda de até três salários mínimos, que aguardavam há décadas a oportunidade de conquistar a casa própria. "Este é um momento histórico para Ampére, pois não se trata somente da entrega das casas, mas sim, do resgate de um direito fundamental para a nossa população, que é o direito à moradia," destacou.
Em relação aos prazos, ele afirmou que o projeto de construção tem um cronograma rigoroso e que a expectativa é de que as obras comecem em breve, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2026.
O vereador Ademir de Oliveira enfatizou a importância da ação para Ampére e região, considerando que a construção de novas moradias trará uma série de benefícios locais, como o fortalecimento da economia, com a geração de emprego e renda durante a execução das obras.
"A sintonia entre o Governo Federal, os gestores municipais e lideranças da região é essencial para transformar políticas públicas em realidade e impactar positivamente a vida de famílias que buscam a realização do sonho da casa própria", disse Zeca Dirceu.
Foto: Victoria Camara