Notícias

08/02/25 10:10

Desesperado, Bolsonaro solta fake news sobre Foz do Iguaçu, diz Zeca Dirceu

O deputado Zeca Dirceu (PT) disse nesta sexta-feira, 7, que Bolsonaro está desesperado e propaga agora notícias falsas de toda ordem e pouco se importa com as consequências e repercussões negativas que podem prejudicar setores importantes da economia brasileira. "Bolsonaro compete com Milei para ser o mais capacho de Trump na América do Sul. Desesperados com as pesquisas que apontam a reeleição do presidente Lula (PT), os bolsonaristas atacam agora a comunidade árabe da tríplice fronteira e o turismo de Foz do Iguaçu. A última afirmou que a região da cidade paranaense é reduto de terroristas árabes".

Nesta quinta-feira, o portal Metrópole registra que  os bolsonaristas fizeram chegar ao presidente Trump preocupação com a presença de células terroristas do Hamas e Hezbollah na tríplice fronteira. "Isto é uma paranoia inventada em 2006 que prejudicou o turismo de Foz do Iguaçu e agora está sendo requentada pelos bolsominions. A região não tem célula alguma de terroristas, tem uma comunidade árabe forte e representativa que está na terceira geração. São comerciantes, professores, médicos, empresários, vereadores e trabalhadores. Esta é uma agressão gratuita e que pode ainda prejudicar o turismo da tríplice fronteira que recebe mais de três milhões de visitantes nos três países: Brasil, Paraguai e Argentina", disse  o deputado.

Ainda nesta sexta-feira, 7, Bolsonaro disse à jornalista Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo que vai instalar uma base militar norte-americana na tríplice fronteira, que seguirá Trump e vai  retirar o Brasil de organismos internacionais como a OMS e o Brics. Disse ainda que fará um "acordo militar parrudo" com os EUA para acabar com a presença de terroristas na região de Foz do Iguaçu. "Eu vou permitir que seja instalada uma base militar dos EUA ali", afirmou.

Turismo

A vilania e a sede de poder não têm limites para Bolsonaro, segundo Zeca Dirceu. "Ele está inelegível e fica tentando movimentar sua claque com mentiras, falsidades e manipulações numa afronta aos iguaçuenses com essa sandice sobre a presença dos terroristas na fronteira. A cidade trabalhou muito para reverter a imagem negativa provocada por factoides deste tipo. Saiu de 954.039 visitantes em 2006, pelo medidor do Parque Nacional do Iguaçu, para mais de dois milhões em 2019, mais do que o dobro de visitas em 13 anos e número que deve ser lançado entre 2025 e 2026".

"Foi um trabalho árduo e de fôlego que teve participação direta da Itaipu Binacional, da prefeitura, empresários, operadores de turismo e imprensa. Culminou na campanha que elegeu em 2012 as Cataratas do Iguaçu, compartilhadas com a Argentina, como uma das sete maravilhas da natureza no mundo. Agora vem um aloprado desses é aposta no quanto pior melhor sem se preocupar que o turismo é a principal atividade econômica da região fronteiriça", 

A tríplice fronteira tem mais de 50 mil árabes e seus descendentes estão na terceira geração. Foz do Iguaçu tem duas mesquitas - uma sunita e outra xiita - cartões postais da cidade. Neste ano, duas vereadoras - Anice Gazzaoui (PP) e Yasmin Hachem (PV) - e um vereador -Adnan El Sayed (PSD) - da comunidade árabe foram reeleitos na Câmara Municipal.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613