O deputado federal Zeca Dirceu recebeu com entusiasmo os pedidos da Coopeler (Cooperativa dos Produtores de Leite de São Jorge do Patrocínio) para a instalação de uma linha industrial de produção de queijos que transporta a marca própria da cooperativa. Essa iniciativa busca agregar mais valor à produção, beneficiar os cooperados e fortalecer a economia da região noroeste do Paraná.
A demanda veio após visita do assessor parlamentar, Adilson Neves, que esteve acompanhado pela secretária geral da prefeitura, Gisele Petinelli, vereador Di Baiano, gerente regional do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Rafael Meier de Mattos e da secretária do Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência), Nayara Raposo.
Com 18 anos de história , a Coopeler é referência em solidez e organização no setor leiteiro. A cooperativa reúne 300 associados , a maioria agricultores familiares, que produz em média 180 litros de leite por dia por produtor . A área de atuação da Coopeler abrange nove municípios: Xambrê, Perobal, Cafezal do Sul, Iporã, Francisco Alves, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Esperança Nova e Pérola.
Atualmente, a Coopeler industrializa apenas 10% do leite captado , transformando-o em produtos como o leite "Barriga Mole" (saquinhos), fornecido ao programa estadual Leite das Crianças, e iogurtes. O restante da produção é vendido para outros laticínios da região. Mesmo assim, a cooperativa registra um faturamento anual de R$ 50 milhões .
Segundo o presidente da Coopeler, Manoel Constantino Golveia , a industrialização completa é o grande objetivo da cooperativa. "O sonho da Cooperler e a necessidade dos produtores é industrializar a produção, agregando mais valor e fazendo circular mais dinheiro para os cooperados e para a região. Isso também aumentaria a arrecadação de impostos para São Jorge do Patrocínio, que abriga a sede da cooperativa."
A busca por apoio junto ao deputado Zeca Dirceu visa não apenas a conquista de recursos para a instalação da fábrica de queijos, mas também o suporte para atender as demandas operacionais do dia a dia. O novo empreendimento promete potencializar o impacto econômico da Coopeler, garantindo mais benefícios para os produtores e para os municípios envolvidos.
“Estamos prontos para apoiar iniciativas que transformem e promovam o desenvolvimento econômico e social. A Coopeler é um exemplo de sucesso no cooperativismo e merece todo o apoio para seguir crescendo”, declarou o deputado Zeca Dirceu.