Em um marco para a gestão ambiental no Paraná, a Itaipu Binacional e o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica) formalizaram, na última segunda-feira (2), em Paranavaí, um convênio para a instalação de uma usina de triagem mecanizada (UTM). Com investimento de R$ 19 milhões, o projeto beneficiará diretamente 19 municípios, otimizando a gestão de resíduos sólidos e promovendo desenvolvimento sustentável. A iniciativa, que contou com o apoio decisivo do deputado federal Zeca Dirceu, tem como objetivo transformar a realidade da região com geração de empregos e proteção ambiental.
Durante o evento, o vereador de Paranavaí, Josival, destacou o papel fundamental do deputado Zeca Dirceu na articulação do projeto: "O mais importante é que, além de dar uma destinação correta ao lixo, estamos gerando renda para cooperativas que fazem esse trabalho tão importante. Quero agradecer, Zeca, pelo esforço em garantir essa parceria com Itaipu. O seu apoio foi crucial. Estamos juntos, e espero que continue defendendo o nosso noroeste." Já o presidente do Cica, Fabiano Marcos Travain, reforçou o impacto do projeto. "Com a usina, poderemos recuperar até 90% dos materiais que chegam ao aterro, prolongando sua vida útil e gerando 45 empregos diretos. Este é um avanço que coloca nossa região na vanguarda da gestão ambiental", destacou.
Para o deputado Zeca Dirceu, a ação reflete o poder de parcerias bem-sucedidas. "A implantação dessa usina é um exemplo de como políticas públicas bem estruturadas, com o apoio de instituições como a Itaipu e o Cica, podem transformar a vida das pessoas. Além de cuidar do meio ambiente, estamos criando empregos, apoiando catadores e fortalecendo os municípios do noroeste. Esse é o compromisso que assumo com a nossa região: trazer recursos, fomentar soluções inovadoras e lutar pelo bem-estar da população", afirmou Zeca.
O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, celebrou a união de esforços que deu origem ao projeto. "Este é um modelo que vai inspirar outras regiões do país, mostrando que é possível aliar eficiência econômica, inclusão social e sustentabilidade", finalizou Verri.
Integram o consórcio os municípios de Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Floraí, Inajá, Jardim Olinda, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranapoema, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Santa Inês, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara, Terra Rica e Uniflor.