O deputado Zeca Dirceu (PT) alertou nesta segunda-feira, 25, os prefeitos eleitos e reeleitos para encaminhar ao Ministério da Saúde os planos de ação ao Programa Mais Acesso a Especialistas que pretende aumentar em 30% a oferta de consultas e exames especializados no SUS. "Faltam poucas adesões, algo em torno de 5%, e orientamos as equipes de saúde municipais a enviarem os planos de ação dos serviços que serão prestados. Eles serão monitorados e o financiamento pelo SUS vai depender dos resultados apresentados", disse.
O PMAE, sigla do programa, faz parte do esforço das autoridades municipais, estaduais e federais de saúde para otimizar o acesso a consultas e exames especializados, reduzindo o tempo de espera nas filas, além de melhorar a qualidade do atendimento ambulatorial. "A fila aumentou sob o impacto da pandemia, mas vem reduzindo neste ano. No Paraná ainda está na casa das 230 mil e o programa que espera investir R$ 2,4 bilhões até final de 2025 vai contribuir para diminuição das filas e na regulação dos atendimentos, integrando-os à jornada dos usuários dos SUS", disse Zeca Dirceu.
Os recursos do PMAE, segundo o deputado, serão destinados para consultas e exames realizados em até 30 ou 60 dias, dependendo da complexidade e urgência de cada caso. A medida abrange tanto o setor público quanto a rede privada, por meio da contratação de prestadores, ampliando o alcance do SUS e promovendo uma maior qualidade dos serviços.
Zeca Dirceu adiantou que o programa substitui o sistema fragmentado de financiamento por procedimento por um sistema que prioriza critérios clínicos e promove uma gestão transparente e eficiente dos atendimentos. "Uma novidade é a expansão dos serviços de telemedicina e telediagnóstico que vai reforçar o acesso à saúde em regiões mais distantes e locais de difícil acesso", disse o deputado.
Segundo o Ministério da Saúde, 95% dos municípios já aderiram ao programa e estão enviando os planos de ação. Até o momento, já foram recebidos 61 planos de nove estados, cobrindo 2.036 municípios. "A proposta vai além de reduzir o tempo de espera e fila, mas também transformar a jornada de cuidados especializados no SUS, oferecendo um atendimento mais ágil à população", disse o deputado.
(com informações do Ministério da Saúde)