O deputado Zeca Dirceu (PT) disse nesta sexta-feira, 27, que o edital de licitação para a retomada das obras da Unila será lançado ainda em novembro deste ano e será mais um marco do compromisso do presidente Lula (PT) com a educação pública no ensino superior. "Foram criadas mais unidades de colégios federais e das universidades tecnológicas e ampliado o orçamento das universidades federais. Lula tem apreço com a Unila, a universidade que criou, estruturou e agora a retomada das obras da sede é mais um passo para se tornar realidade", disse Zeca Dirceu.
"Eu posso dizer: eu estive lá quando, em julho do ano passado, Lula anunciou a retomada das obras da sede da universidade. Desde então, acompanho todo esse processo, o convênio feito com a Itaipu e a inclusão das obras no Novo PAC e o convênio com a Unops para a reestruturação do projeto de Oscar Niemeyer", completa.
A primeira fase das obras, conforme o edital de licitação, está estimada em R$ 600 milhões, e contempla a reconstrução dos edifícios do restaurante universitário e biblioteca, o prédio administrativo, o edifício de salas de aula, as vias de acesso e conexão com a via pública, e uma central de utilidades. "A Unila faz parte de um conjunto de obras, através do Novo PAC e da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu e que passam de R$ 2 bilhões", disse Zeca Dirceu.
Na lista do deputado, Foz do Iguaçu vai receber através do Novo PAC um centro comunitário, um centro de cultura, uma unidade básica de saúde, uma policlínica, uma escola em tempo integral e 516 moradias pelo Minha Casa Minha Vida e outras 254 casas foram viabilizadas com recursos da Itaipu Binacional.
Audiência Pública
No caso da Unila, antes do lançamento do edital de licitação, o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) - órgão da ONU - fará uma audiência pública no dia 16 de outubro em Foz do Iguaçu para detalhar a proposta da execução das obras da primeira fase da reconstrução do campus.
Os técnicos do Unops vão apresentar o projeto e os principais requisitos e critérios do edital que será lançado no final do mês de novembro. A Unops fará ainda uma sessão de esclarecimentos e os interessados presentes poderão fazer uma visita guiada à obra.
A obra da Unila tem ainda um grande valor simbólico para Foz do Iguaçu e a região da tríplice fronteira. O projeto original da universidade é composto por seis prédios. Nesta primeira fase será finalizada a construção das três edificações iniciadas em 2010 e com obras interrompidas desde 2014. Ao longo de 2024, o Unops revisou e atualizou os projetos de arquitetura e engenharia. Também foi realizado o diagnóstico construtivo das edificações, que atestou as condições de conservação da estrutura atual.
(com informações da Unila)