Na última terça-feira, 20, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) participou da cerimônia oficial que marcou a mudança de tipologia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Coronel Vivida, elevando-o de campus avançado a campus independente. A transformação, fruto de um esforço conjunto entre lideranças políticas e a comunidade acadêmica, foi celebrada como um marco histórico para a educação no Sudoeste do Paraná.
Paulo Fortes, diretor do recém-emancipado campus, classificou o dia como histórico para a instituição. "Passamos a ser um campus 40/26, podemos dobrar nossa capacidade para contratar 40 professores e 26 técnicos. Nossa expectativa é de até o final do ano atender 500 alunos. Agradecemos a todas as lideranças que acreditaram no nosso trabalho. Contamos com as autoridades para continuar este trabalho", declarou.
Zeca Dirceu exaltou a conquista para todo sudoeste. "Essa conquista é resultado do nosso trabalho em Brasília e do compromisso do governo do Presidente Lula com a educação, que é a grande prioridade do nosso país," afirmou o titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, um dos principais articuladores da mudança. A emancipação do campus permitirá a alocação de mais recursos, ampliando as oportunidades educacionais na região. "Foi uma solicitação nossa ao ministro da Educação, Camilo Santana e ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira. Fomos atendidos e hoje podemos comemorar, pois o campus terá mais possibilidade de impactar a educação e a economia da região", afirmou o deputado.
Além da conquista em Coronel Vivida, Zeca Dirceu anunciou que o Paraná receberá mais cinco novos campi do IFPR nas cidades de Araucária, Cambé, Cianorte, Maringá e Toledo, como parte do programa de expansão dos 100 novos institutos federais anunciado pelo Presidente Lula. "Estamos apenas começando. Mais cidades do Paraná devem ser contempladas nas próximas etapas desse ambicioso plano de expansão da educação federal," concluiu o deputado.
O Paraná, que atualmente conta com 20 campi do IFPR atendendo 29 cidades, se prepara para um crescimento ainda maior, com a criação de 300 novos institutos federais em todo o país até 2026, garantindo mais 140 mil vagas para estudantes em todo o Brasil.