O deputado federal Zeca Dirceu (PT) pleiteou, junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a implementação de restaurantes nos Institutos Federais do Paraná (IFPR). “Já conquistamos a emancipação e a implementação de mais cinco novos campi pelo estado. Agora, a próxima conquista deve ser a instalação de restaurantes em Palmas. É uma questão de dignidade para nossos estudantes”, afirmou Zeca Dirceu, que é titular da Comissão de Educação na Câmara.
O deputado destacou a importância de garantir alimentação acessível para os alunos, reforçando que essa medida é fundamental para a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes. “Uma alimentação acessível e de qualidade é essencial para que nossos alunos possam se concentrar nos estudos e alcançar seus objetivos. Estamos trabalhando para que isso se torne uma realidade em breve”, disse.
De acordo com a diretora do campus, Graciela Cabreira Gehlen, o IFPR de Palmas atende cerca de 2500 alunos em três turnos de atividades, sendo a maioria dos estudantes em vulnerabilidade social. "Os alunos conseguem acessar a instituição para curso médio integrado ou para cursos superiores com muita dificuldade, por isso a instituição vem buscando parcerias, junto ao deputado federal Zeca Dirceu, que sempre é um forte apoiador do IF, especialmente o campus Palmas", disse. "A missão dos Institutos Federais no Brasil é a permanência e o êxito dos estudantes de maior vulnerabilidade, e a alimentação escolar tem um papel fundamental nesta missão dos IFs criados pelo Governo Lula", completou. Ainda segundo a diretora, 80% dos alunos são cotistas sociais, raciais ou PCDs, e muitos desistem de estudar por não terem condições de se alimentarem.
Além de Palmas, o deputado também defendeu a implementação de restaurantes nos IFPRs de Campo Largo, Cascavel, Assis Chateaubriand, Colombo, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Jacarezinho, Pinhais, Pitanga e União da Vitória, bem como nos campi a serem construídos pelo novo PAC em Maringá, Araucária, Cianorte, Cambé, Toledo e Colombo.
O deputado Zeca Dirceu expressou esperança de que o Governo Federal anuncie as obras em breve pelo Novo PAC, permitindo que esses projetos avancem e beneficiem milhares de estudantes em todo o estado.