Notícias

23/07/24 14:46

Brasil registra explosão de pedidos de residência para trabalho

Crescimento de 23% nas solicitações reforça confiança na economia; Ministério da Justiça reduz drasticamente tempo de análise dos requerimentos

"Quem torcer contra o nosso país vai perder a aposta", declarou o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).

A economia brasileira não para de dar sinais de plena recuperação. O mais novo dado é o aumento no número de pedidos de autorização de residência de estrangeiros para trabalho e investimento no país. No primeiro semestre de 2024, foram 20.085 solicitações, 23% a mais que o mesmo período do ano anterior. Essa tendência é reflexo do crescente interesse pelo Brasil como destino de oportunidades.

Em resposta à ampliação da demanda, o Ministério da Justiça montou uma força-tarefa para reduzir o tempo de análise dos requerimentos, passando de 80 para apenas 20 dias. Essa agilidade é resultado de uma série de reformas nos procedimentos e da implementação de ferramentas de inteligência artificial, garantindo também maior segurança nos exames. “Estamos empenhados em tornar o Brasil um destino atraente para trabalhadores e investidores estrangeiros”, destacou o ministro Ricardo Lewandowski.

Mais estrangeiros, mais investimentos

“Quem torcer contra o nosso país vai perder a aposta”, declarou na rede social X o deputado federal Zeca Dirceu (PR). Em seu post, Zeca cita o aumento de pedidos de residência, mas também lembra que, entre janeiro e abril, turistas internacionais gastaram 2,6 bilhões de dólares no país. O parlamentar ainda festeja o fato de o Brasil ter sido, em 2023, o 2o maior destino para investimentos estrangeiros, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Fonte: PT no Senado

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613