O município de Douradina foi declarado oficialmente Território Livre do Analfabetismo ontem. Essa é a sétima cidade paranaense a ser contemplada com essa declaração. Cerca de 2 mil pessoas entre alunos, professores, autoridades, representantes de instituições parceiras participaram da cerimônia oficial, que aconteceu na Associação dos Funcionários da Móveis Gazin.
Segundo o chefe do Departamento da Diversidade, Wagner Roberto do Amaral, no município de Douradina, até o ano 2000 a taxa de analfabetos era de 18% da população com 15 anos ou mais. Outras experiências de alfabetização aconteceram junto com o Paraná Alfabetizado, entre elas o Projeto de Educação do Assalariado Rural Temporário, que alfabetizou trabalhadores na década de 90 e meados dos anos 2000.
“Este é um momento muito especial para todos nós cidadãos de Douradina, fruto de um trabalho de todos os professores e coordenadores e parceiros que juntos ajudaram esse sonho a se tornar real”, disse o prefeito José Carlos Pedroso.
Para o presidente do grupo Gazin, Mário Gazin, a importância que o Governo do Estado tem dado à educação merece destaque. “Muitos governantes não acreditam na educação, não se preocupam com esse direito que todo cidadão tem. Querem mais é contar com analfabetos para conseguirem votos. Para termos um país mais rico, mais desenvolvido e cheio de esperança temos que apoiar a educação e é isso que o Paraná vem fazendo”, afirmou.
Com o Programa Paraná Alfabetizado atuando desde 2004, essa taxa foi reduzida para o índice de 2,83%, tornando o município território livre do analfabetismo.
Durante a cerimônia, Filomena Maria da Conceição, de 110 anos, alfabetizada mais idosa do município recebeu uma lembrança das mãos do prefeito em homenagem a sua dedicação e força de vontade. “Dona Filomena é a prova de que não existe idade para aprender”, disse o prefeito.
O Núcleo Regional de Educação de Umuarama tem 19 municípios. Além de Douradina, outras sete cidades estão próximas de alcançar essa meta: Alto Paraíso, Esperança Nova, Ivaté, Cafezal do Sul, São Jorge do Patrocínio, Perobal e Nova Olímpia.