Notícias

15/04/24 12:00

Obras do IFPR Pitanga, que foram retomadas no governo Lula, já estão em fase de conclusão

Na última semana, o diretor do Instituto Federal do Paraná, em Pitanga, Daniel Rotella Cocco, confirmou que as obras do campus estão em fase de conclusão. Paralisadas desde 2021, as obras do bloco didático foram retomadas em 2023, após solicitação da diretoria, junto ao deputado federal Zeca Dirceu (PT), ao Ministério da Educação. 

O diretor do campus explicou que com a paralisação da obra, foram improvisados diversos espaços dentro do campus para acomodar os alunos em aulas. “Espaços do nosso campus que, hoje, nós utilizamos como sala de aula, nós podemos, novamente, pensar e utilizar eles de outras formas. Como, por exemplo, no espaço onde, hoje, a gente tem aula, vai entrar o nosso Laboratório Maker, vai entrar a nossa sala de robótica. Vamos criar essas possibilidades”, explicou. 

No bloco didático, na obra que está sendo finalizada, terá o Laboratório de Pedagogia, curso muito buscado pela população da região, além de também abrir uma cantina para atender a comunidade acadêmica. “A expectativa aqui de finalização dessa obra é para o mês de maio. Estamos terminando de ajeitar a parte de grama, o paisagismo ao redor do bloco, os postes de iluminação, que são fundamentais no período noturno e a ligação da calçada entre os três blocos. Contamos com a presença do Zeca no dia da inauguração”, concluiu o diretor.

Zeca Dirceu, explicou que a retomada de obras reafirma seus compromissos e do governo Lula com a educação. "No último ano, levamos diretores de campi dos Institutos Federais do Paraná ao MEC para que eles apresentassem suas demandas ao MEC, e assim, foi com o campus de Pitanga. Obras estão sendo retomadas em todo o Brasil", disse o titular da Comissão de Educação na Câmara. 

Reunião no MEC

No último ano, o deputado Zeca Dirceu, promoveu um encontro dos reitores e diretores dos IFPR's com o Ministério da Educação. No encontro, os representantes de 13 campis levaram demandas ao Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, que destacou o trabalho do governo Lula com a educação pública.

O então diretor do campus do IFPR de Pitanga, Maicon Rogério de Souza, levou ao secretário o pedido de investimentos para a conclusão das obras do bloco didático com 5 salas de aula, 1 laboratório de formação de professores, 1 laboratório de Química Geral, 1 laboratório de Biologia e Física, 1 laboratório de informática e 1 cantina, totalizando 960m². Ao todo, o investimento será de R$ 2,6 milhões. "Há 3 anos as obras do instituto estão paralisadas, infelizmente nossos alunos estão estudando em salas de aula improvisadas", disse o ex-diretor.
Na reunião, o secretário Getúlio Marques ainda afirmou que a retomada da obra de Pitanga seria uma das prioridades do governo.

De acordo com o então diretor do campus, o investimento total na obra foi de R$ 2,6 milhões. A construção irá beneficiar cerca de 400 estudantes dos seis cursos oferecidos na instituição (Técnico Integrado em Cooperativismo, Técnico Integrado em Alimentos que iniciará em 2024, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria e Especializações). 

"A conclusão dessa obra só se tornou possível graças aos esforços conjuntos da equipe do IFPR e ao deputado federal Zeca Dirceu que nos convidou para uma reunião no Ministério da Educação", afirmou o ex-diretor.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613