Nesta sexta-feira, 5, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) esteve em Pérola junto com o diretor-geral da Itaipu Binacional, Ênio Verri para fazer o simbólico lançamento da pedra fundamental para pavimentação da Estrada Jaguaretê, que liga o município de Pérola ao município de Iporã. "Este é um exemplo do apoio desta gestão da Itaipu aos municípios e a relevância e a importância das obras são elencadas pelos prefeitos e comunidades assistidas", afirmou Zeca Dirceu.
A Itaipu está investindo R$ 23 milhões, já estão depositados na Caixa Econômica Federal, para pavimentar o trecho de 17,8 km, uma obra de muito impacto que trará mais segurança na estrada, agilizará o escoamento, evitará a poeira, a lama e o barro, além de valorizar os imóveis. "O asfalto já era um anseio e reinvindicação das lideranças locais e, hoje, estamos comemorando", disse Zeca.
Além de atender os mais de 50 mil habitantes de pelo menos seis cidades do Noroeste, o asfalto vai facilitar o escoamento da produção agropecuária do Mato Grosso do Sul. "A divisa com Mato Grosso está a menos de 80 quilômetros e a estrada é mais uma alternativa rodoviária entre os dois estados", disse a prefeita.
A região, segundo Valdete Cunha, é grande produtora de aves de corte, soja, milho, mandioca e também uma importante bacia leiteira do Noroeste do Paraná. A economia é ainda potencializada pelas indústrias de confecção (jeans) e os frigoríficos como o da Cevale de Palotinas, Levo e BMG Foods de Iporã.
"A estrada pavimentada vai atender diretamente moradores de pelo menos seis municípios que transitam pela região para ida e volta ao trabalho nessas indústrias. É a rota do desenvolvimento, que vai facilitar o escoamento da produção que vem do Mato Grosso do Sul e gerar mais empregos na região”, completou a prefeita que agradeceu o deputado Zeca Dirceu pelo empenho em viabilizar o convênio o município com a Itaipu Binacional.