Uma emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), no valor de R$ 100 mil, vai fortalecer o projeto das mulheres agricultoras atingidas por barragens que vivem no Reassentamento Rural Coletivo Itá I, no município de Mangueirinha. Esse trabalho, que envolve diretamente 15 mulheres, é voltado para a produção de alimentos panificados – pães, bolos, doces e bolachas, entre outros -, e reforça a participação da agricultura familiar local na merenda escolar do município, através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Para que os recursos do governo federal chegassem até o coletivo, a Associação Nacional dos Atingidos por Barragens – ANAB firmou termo de fomento com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o que vai possibilitar com que, por meio dessa indicação do deputado Zeca Dirceu, as mulheres do coletivo adquiram equipamentos para a produção dos alimentos panificados, como forno industrial específico, cilindro laminador, batedeira de alta capacidade, assadeira, amassadeira, máquina embaladora, divisora de massas, mini geladeira, freezer vertical, armários, misturador industrial e fritadeira elétrica, entre outros processadores.
Além da merenda escolar, os produtos dessa padaria comunitária também são destinados à comercialização direta, sob encomenda, para eventos locais e festas. “No Reassentamento já existe um trabalho iniciado e o investimento do poder público, agora, chega para potencializar, fazer com que mais mulheres participem e se capacitem nessa organização produtiva, associativa, de empoderamento e que beneficia toda a comunidade”, diz Zeca Dirceu.
A coordenadora estadual do MAB, Maristela da Costa Leite, explica que a intenção é também promover a troca de experiências, qualificar a atuação em rede das mulheres atingidas por barragens, fortalecer os processos de comercialização, a venda de produtos, a fim de agregar valor e renda à agricultura familiar regional. “O projeto é uma importante conquista da luta e organização dos atingidos por barragens, junto à parceria com o Deputado Federal Zeca Dirceu, e que vem, em momento importante, para contribuir na estruturação e qualificação da produção de alimentos, com o desafio de fazer chegar nossos produtos à mesa dos que mais precisam”, afirma Maristela.
Marisete Tubin, uma das beneficiárias do projeto, destaca que “a proposta é inovadora, combinando novas tecnologias e aperfeiçoamento para o desenvolvimento dos trabalhos, em especial na produção de alimentos”. A iniciativa “Estruturação Produtiva de Panificação: Mulheres Atingidas por Barragens na Construção da Autonomia Financeira e Organizativa no Município de Mangueirinha – PR” encontra-se em fase inicial de execução e tem duração de um ano. Este projeto conta, ainda, com o apoio do vereador Mussun (PDT) e do presidente do diretório municipal do PT em Mangueirinha, Aldir Reginatto.