Nesta terça-feira, 12, o Ministério da Saúde divulgou uma portaria que habilita o OFTALCAM - Centro Oftalmológico de Campo Mourão como Unidade de Atenção Especializada em Oftalmologia com repasse para a clínica em R$ 6 milhões.
O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, comemorou a conquista dos novos serviços médicos para a região, graças à atuação e parceria com o mandato do deputado federal Zeca Dirceu, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados. Ele lembrou que o trabalho do parlamentar foi determinante também na instalação do curso de Medicina no Centro Universitário Integrado no município, que formou sua primeira turma recentemente. “Com esse credenciamento e habilitação, estamos ampliando a oferta de serviços de saúde necessários à população, consolidando Campo Mourão como uma referência estadual em diversos setores”.
O prefeito de Campo Mourão lembrou que a facilidade dessa oferta de serviço permite economizar em despesas para os cofres públicos com os deslocamentos de pacientes que, antes, buscavam esse atendimento mais distante. Além de aproximar o atendimento da população, projeta e impulsiona novas conquistas de desenvolvimento. “Temos sempre buscado o apoio do deputado Zeca Dirceu na abertura de caminhos em Brasília para favorecer a educação, a saúde e o protagonismo regional de Campo Mourão”, completou.
De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) que fez os trâmites necessários em Brasília, o Centro poderá atender toda a região da COMCAM (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), da AMERIOS (Associação dos Municípios entre Rios) e da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná), um total de pacientes de 58 municípios.
“Nosso trabalho em Brasília e no Paraná pela saúde, pelo fortalecimento do SUS não para e os resultados são excelentes. Esta é uma excelente notícia para a região de Campo Mourão e regiões vizinhas. Conseguimos conseguimos habilitar a clínica oftalmológica que já atende toda região e, agora terá uma ampliação de R$ 6 milhões em repasses federais para atender a população de maneira mais ampla, mais humana e mais eficiente”, afirmou o deputado.
Com o repasse dos recursos a Oftalcam fica habilitada para atuar no atendimento dos moradores das cidades em tratamento de doenças oculares, inclusive o Glaucoma.
O glaucoma é uma das principais doenças que causam a cegueira irreversível. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a doença e 11 milhões já perderam a visão devido ao glaucoma.
No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, o problema acomete 2% dos brasileiros com idade superior a 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas No Paraná, só pelo SUS (Sistema Único de Saúde), são registrados 42 mil casos por ano. A OMS estima que 115 milhões de pessoas podem sofrer com o problema em 2040.
No pedido da Oftalcam enviada a Secretaria de Saúde de Campo Mourão e acompanhada por Zeca Dirceu no Ministério da Saúde, a clínica afirma que presta serviços no auxílio do diagnóstico em oftalmologia e conta com estrutura e equipe de profissionais para o atendimento clínico e cirúrgico.
"Temos disponibilidade para atender pacientes com patologia de glaucoma, sendo que todos os serviços serão realizados em nossas dependências, não havendo necessidade de deslocamento de pacientes para outras regiões", aponta a clínica.