O deputado federal Zeca Dirceu (PT) destacou que neste sábado, 18, Curitiba tem a final da Taça das Favelas do Paraná - nas categorias feminimo e masculino - em duas partidas a partir das 14h na Vila Capanema. Os jogos serão transmitidos pela RPC/Globo. "A taça das favelas é muito mais do exemplo de inclusão, cidadania e ação afirmativa. É uma referência do trabalho que a Cufa (Central Única das Favelas) faz há mais de 20 anos nas comunidades brasileiras", disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.
"Todos os projetos desenvolvidos pela da Cufa tem apoio do governo do presidente Lula (PT) e de uma série de organizações que entendem a importância do trabalho e da organização das periferias e que hoje se estende a outros países da América Latina", completa.
Na categoria feminina, a decisão será entre Vila Leonice e Vila Guaíra às 14h. No masculino, Tanguá e Bairro Novo A disputam o título às 15h30. A competição, realizada desde 2012 a partir do Rio de Janeiro, hoje em vários estados, é o maior campeonato entre favelas do mundo. No Paraná está na sua quarta edição. Mais de 11 mil atletas e mais de 200 favelas participaram da fase por uma vaga no campeonato. Classificados, 64 times começaram a fase de grupos no dia 26 de agosto.
"Sabemos que representa para estes jovens jogar em um estádio como a Vila Capanema, por onde passaram craques do futebol. Mostramos o futebol de várzea, o futebol raiz, que é de onde saem os craques. Favela não é carência, é potência. No Brasil, são 17,9 milhões de habitantes nestes territórios, com uma movimentação financeira que passa de R$ 202 bilhões anualmente”, disse José Antônio Campos Martins, coordenador da Cufa.
Zeca Dirceu destaca ainda a organização e articulação da Cufa nas parcerias que estabelece com diversos organismos, inclusive com o setor privado. "A Cufa está de fato presente nas favelas levando educação, esporte, cultura, lazer e oportunidades de emprego e empreendedorismo, capacitação profissional", disse.