Nesta terça-feira, 23, o Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga, teve as obras do Bloco Didáticos retomadas, projeto que estava paralisado desde de 2021.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, explicou que a retomada de obras reafirma seus compromissos e do governo Lula com a educação. "Levamos diretores de campi dos Institutos Federais do Paraná ao MEC para que eles apresentassem suas demandas ao MEC. O Paraná vai se beneficiar de todos investimentos que estão sendo feitos pela educação. Obras estão sendo retomadas em todo o Brasil", disse.
De acordo com o diretor do Campus, Maicon Rogério de Souza, o investimento total será de R$ 2,6 milhões e o prazo para a conclusão da obra é de oito meses. A construção irá beneficiar cerca de 400 estudantes dos seis cursos oferecidos na instituição (Técnico Integrado em Cooperativismo, Técnico Integrado em Alimentos que iniciará em 2024, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria e Especializações).
"A conclusão dessa obra só se tornou possível graças aos esforços conjuntos da equipe do IFPR e ao deputado federal Zeca Dirceu que nos convidou para uma reunião no Ministério da Educação", afirmou o diretor.
Reunião no MEC
No mês de abril, deputado federal Zeca Dirceu, membro da Comissão de Educação na Câmara, promoveu um encontro dos reitores e diretores dos IFPR's com o ministério da educação. No encontro os representantes de 13 campis levaram demandas ao Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, que destacou o trabalho do governo Lula com a educação pública.
O diretor do campus do IFPR de Pitanga, Maicon Rogério de Souza, levou ao secretário o pedido de investimentos para a conclusão das obras do bloco didático com 5 salas de aula, 1 laboratório de formação de professores, 1 laboratório de Química Geral, 1 laboratório de Biologia e Física, 1 laboratório de informática e 1 cantina, totalizando 960m². Ao todo, o investimento será de R$ 2,6 milhões. "Há 3 anos as obras do instituto estão paralisadas, infelizmente nossos alunos estão estudando em salas de aula improvisadas", disse o diretor.
Na reunião, o secretário Getúlio Marques ainda afirmou que a retomada da obra de Pitanga seria uma das prioridades do governo.