Nesta segunda-feira, 14, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates visitou a REPAR (Refinaria Presidente Getulio Vargas) em Araucária-PR, empresa que incorpora a fábrica de fertilizantes de Nitrogenados (FAFEN). O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) acompanhou a agenda e disse que a reabertura da FAFEN foi o objetivo do encontro com os trabalhadores petroleiros.
A fábrica foi fechada no governo anterior e a refinaria estava na lista do governo passado para ser privatizada. "A REPAR segue com a Petrobras e a Petrobras permanecerá no Paraná", disse Prates.
Zeca Dirceu já havia entregado ao presidente da Petrobras a proposta dos trabalhadores do setor pela reabertura da fábrica de fertilizantes. “A fábrica fechada por Bolsonaro foi mais um erro apontado inclusive por quem estava no próprio governo anterior e pelo setor produtivo. O Brasil ficou refém dos fertilizantes importados da Rússia, o que traz incerteza aos produtores brasileiros em relação ao fornecimento e preços praticados”, disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.
A recuperação da fábrica é essencial para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil, pois gerará empregos e beneficiará agricultores com o fertilizante mais baratos. “O país que produz alimento para o mundo precisa de uma política mais consistente e mais barata de fornecimento deste insumo. A produção própria é defendida pelo setor produtivo, como a Federação da Agricultura do Paraná, e pelos trabalhadores da Petrobras”, concluiu o deputado.