Na última quarta-feira, 19, reuniram-se na Comunidade Central do Acampamento Herdeiros da Terra de 1°de Maio, representantes dos Assentamentos Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire e Dez de Maio, Coordenação do Acampamento Herdeiros da Terra e comissão diretiva do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), para debaterem sobre pontos de suma importância para o avanço da Reforma Agrária nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu e Porto Barreiro.
O encontro foi denominado de Assembleia Popular por Reforma Agrária e contou com a presença de acampados, lideranças locais, estaduais e nacionais do MST, autoridades e o superintendente do INCRA, Nilton Bezerra Guedes.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) comentou sobre a importância da luta por reforma agrária e da necessidade de fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e camponesa. "Estou junto com o MST, com os trabalhadores e trabalhadoras do campo, pois é a agricultura familiar quem coloca comida na mesa dos brasileiros. Junto com Lula, já estamos trabalhando pela produção de alimentos justa, só assim vamos combater a fome no nosso pais", afirmou o líder do PT na Câmara dos Deputados.
o Superintendente do Incra no estado do Paraná, Nilton Bezerra Guedes, esclareceu dúvidas dos camponeses assentados e apresentou uma mensagem de esperança no processo de aquisição das áreas remanescentes do Imóvel Pinhal Ralo para a criação de assentamentos. O acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio resiste e produz na área há 9 anos, e cobra a presença das políticas públicas do Estado.