O censo do IBGE de 2022 apresentou uma defasagem habitacional que chamou atenção das lideranças políticas e dos órgãos governamentais do Paraná: A região sudoeste do estado possui o maior número de ocupações de moradias do Paraná.
As quatro cidades com o maior índice de moradias ocupadas são: Santo Antônio do Sudoeste com 99,8%, Salto do Lontra com 96,2%, Santa Izabel do Oeste com 97,9% e Bela Vista da Caroba com 94,8% dos seus imóveis ocupados.
Lideranças destes municípios, preocupadas com a realidade, acionaram os órgãos governamentais que podem solucionar o problema e que dêem oportunidade às famílias que não têm um imóvel próprio.
O prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortina, em conversa com lideranças do PT local e com o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) solicitando que o governo dê prioridade às políticas de moradia na região. A solução apresentada pelo deputado é incluir toda a região sudoeste, especialmente os municípios citados no Programa Minha Casa Minha Vida, já relançado pelo presidente Lula.
O prefeito Ricardo também explicou o município que já dispõe de loteamento para receber as unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida.
A vice-prefeita de Salto do Lontra, Sandra Ribeiro, desde o início deste ano, está em contato deputado Zeca Dirceu e com sua assessoria para que o município também seja contemplado com o MCMV. O prefeito de Santa Isabel do Oeste, Gian Katto; o vice-prefeito de Bela Vista da Caroba; Matheus Marins também solitaram a inclusão de seus municípios no programa de moradia.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, deixou uma mensagem de esperança para as lideranças e toda a população carente de moradia. "O Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal já está funcionando e é uma das grandes prioridades do presidente Lula. Vamos dar uma atenção especial para a população paranaense, em especial ao sudoeste.. Contem sempre com meu trabalho, principalmente para solucionarmos os problemas de moradia. O povo paranaense que mais precisa, terá sua casa própria", afirmou o deputado.