Nesta quarta-feira (12), foi realizada em Brasília uma reunião no Ministério da Educação com a Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio, contando com a participação do Diretor da Unipar de Francisco Beltrão, Claudemir José de Souza. O deputado federal Zeca Dirceu (PT) articulou o encontro e defendeu o pleito do município de Francisco Beltrão que está pedindo pela abertura de mais um curso de medicina.
O deputado afirmou que o MEC deve publicar um novo edital até o dia 10 de agosto para habilitar as universidades. Recentemente, durante uma viagem ao Paraná com o ministro da Educação, Camilo Santana, Zeca Dirceu reforçou mais uma vez a necessidade de ampliar os cursos de medicina oferecidos no estado. Francisco Beltrão é uma das prioridades para receber o curso. “No Brasil ainda temos poucos médicos diante da grande demanda do SUS, seguiremos lutando por mais médicos para atender a população”, disse.
O diretor da Unipar de Francisco Beltrão, Claudemir José de Souza, ressaltou que a reunião foi produtiva e que a instituição está capacitada para atender aos critérios técnicos que serão solicitados pelo MEC. "A reunião que tivemos com o deputado Zeca e com a secretária da SERES, Helena Sampaio, foi muito produtiva. Tivemos a oportunidade de apresentar os detalhes da cidade de Francisco Beltrão e do sudoeste do Paraná. Zeca e a secretária foram muito prudentes prezando pelos critérios técnicos e pela transparência do processo. Agradeço ao deputado pela dedicação e por esse olhar diferenciado à Francisco Beltrão e ao sudoeste do Paraná", disse o diretor.
Critérios
De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu, provavelmente um novo edital será publicado na primeira semana do mês de agosto.
Entre os pontos devem ter critérios como: integração ao sistema de saúde regional por meio do estabelecimento de parcerias entre a instituição proponente e unidades hospitalares (pública ou particular) que possibilitem campo de prática durante a formação médica.
As vagas a serem preenchidas, conforme o artigo 3º, terão com base em objetivos de inclusão social; integração ao sistema de saúde regional, em especial às unidades vinculadas ao SUS; e oferta de formação médica especializada em residência médica. Os processos de autorização, reconhecimento e renovação dos cursos serão avaliados e definidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Medicina para todos
Zeca Dirceu já garantiu ao Paraná a implementação de cursos de Medicina em Umuarama, Campo Mourão, Guarapuava e Pato Branco, Toledo e Foz do Iguaçu, e continua trabalhando para implementação em outros municípios do estado.