O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), confirmou nesta quarta-feira, 05, que está trabalhando, junto ao Ministério da Educação, para atender a demanda de mudança de tipologia, que aumenta o número de servidores, do campus do IFPR de Palmas. O deputado esteve reunido com o ministro da educação, Camilo Santana e também com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Getúlio Marques Ferreira, e sugeriu a mudança de tipologia de campi e a criação de novos campi do Instituto Federal do Paraná.
Atualmente, o campus Palmas atende 2340 alunos e oferece 18 cursos: 2 cursos técnicos integrados ao ensino médio, 13 cursos de graduação e 3 cursos de pós-graduação, atendendo cerca de 25 municípios da região. De acordo com o diretor-geral do campus, Roberto Carlos Bianchi, a tipologia do campus é de 70/45 (70 professores e 45 técnicos), mas atualmente o IFPR do município já conta com 151 professores. “O reenquadramento com uma mudança de tipologia vai nos trazer o benefício de aumento do quadro de técnicos, servidores em funções administrativas que é a grande defasagem do campus Palmas hoje. A mudança de tipologia também permitiria o aumento dos cargos de gestão que estão muito defasados, assim como a abertura de novos cursos que irão atrair um maior número de alunos de toda a região”, explicou o diretor.
De acordo com ofício, também apresentado pelo diretor da instituição, ao deputado Zeca Dirceu, o enquadramento ideal seria de 250/150 (250 docentes e 150 técnicos). “O seu apoio em favor desta demanda trará grandes benefícios. Esta ampliação do atendimento das demandas da comunidade do IFPR traz enormes oportunidades para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e para o desenvolvimento regional, de uma das regiões com menor IDH no estado do Paraná”, descreveu Bianchi.
De acordo com Zeca, é preciso que os campi recebam investimentos para que a educação do interior tenha cada vez mais qualidade. “É fundamental que a educação profissionalizante seja descentralizada e atenda a todas as regiões do Paraná e do Brasil e o IFPR de Palmas deve crescer cada vez mais, aumentando o número de funcionários do campus de Palmas e emancipando o campus avançado de Coronel Vivida. Esse trabalho pelo IFPR’s já é uma das nossas prioridades”, disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.
Atualmente, o IFPR possui 20 campi, seis campi avançados e quatro centros de referência distribuídos pelo Paraná. Segundo dados da instituição de ensino, há 29 mil estudantes; 1430 docentes e 965 técnicos administrativos. Uma comunidade acadêmica distribuída em 310 cursos de diferentes níveis: técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação.