Notícias

04/07/23 15:00

Avança emancipação do campus do IFPR Quedas do Iguaçu, afirma Zeca Dirceu

O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), confirmou nesta segunda-feira, 03, que está trabalhando, junto ao Ministério da Educação, pela emancipação do campus do IFPR de Quedas do Iguaçu. O deputado esteve reunido com Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e no encontro foi sugerida a criação de novos campi do Instituto Federal do Paraná, assim como a emancipação do IFPR do município. A transformação de campi avançado para campi autônomo garante à unidade uma direção própria.

Atualmente, o campus avançado de Quedas do Iguaçu atende 148 estudantes e oferta dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente. Neste ano também será ofertado o curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Bovinocultor de Leite, o Curso de Vendas: Noções e Práticas Iniciais e o Curso de Garçom, com previsão de atendimento de até 300 estudantes. Para o próximo ano, a previsão é atender 220 estudantes nos dois cursos técnicos integrados, além daqueles atendidos pelos cursos de Formação Inicial e Continuada.

O diretor-geral do campus de Quedas do Iguaçu, Jonathan de Paula, afirmou que a mudança de tipologia de campus avançado para campus independente, possibilitaria o aumento do quadro de servidores, como professores e técnicos, o que consequentemente aumentaria também a oferta de vagas para estudantes de toda região. “O campus tem bastante relevância para a região de Quedas do Iguaçu, que hoje é voltada para a fabricação de jeans, celulose, agropecuária e à agricultura de pequenas propriedades, nos assentamentos do MST, espaço que a minha gestão tem focado muito de seus esforços. Ficamos muito felizes com este movimento que o deputado Zeca Dirceu tem feito pela alteração da nossa tipologia”, disse o diretor. 

De acordo com Zeca, além da expansão do número de unidades dedicadas à formação de tecnólogos e profissionais, é preciso que os campi avançados virem campi autônomos. “É fundamental que a educação profissionalizante seja descentralizada e atenda a todas as regiões do Paraná e do Brasil e o IFPR Quedas do Iguaçu é uma das nossas prioridades”, disse o deputado membro da Comissão de Educação. 


Novos campi do IFPR 


No último mês, em reunião com Getúlio Marques Ferreira, o Zeca Dirceu sugeriu ao secretário que novos campi do IFPR deveriam ser criados no Paraná. O deputado ressaltou o papel do ensino profissionalizante no desenvolvimento do País. “Os profissionais formados pelos IFPR têm uma visão inovadora e têm capacidade de conduzir importantes avanços tecnológicos nos diversos tipos de produção do estado”, explicou. 
Atualmente, o IFPR possui 20 campi, seis campi avançados e quatro centros de referência distribuídos pelo Paraná. Segundo dados da instituição de ensino, há 29 mil estudantes; 1430 docentes e 965 técnicos administrativos. Uma comunidade acadêmica distribuída em 310 cursos de diferentes níveis: técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613