Nesta terça-feira, 4, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) promoveu um encontro dos reitores dos IFPR's com o ministério da educação. No encontro os representantes de 13 campis levaram demandas ao Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, que destacou o trabalho do governo Lula com a educação pública.
O diretor do campus do IFPR de Pitanga, Maicon Rogério de Souza, levou ao secretário o pedido de investimentos para a conclusão das obras do bloco didático com 5 salas de aula, 1 laboratório de formação de professores, 1 laboratório de Química Geral, 1 laboratório de Biologia e Física, 1 laboratório de informática e 1 cantina, totalizando 960m². Ao todo o investimentos será de R$ 1,5 milhão. "Há 3 anos as obras do instituto estão paralisadas, infelizmente nossos alunos estão estudando em salas de aula improvisadas. Agora, estou muito feliz pois levarei boas notícias para nosso Instituto Federal", afirmou o diretor.
Na reunião, o secretário Getúlio Marques ainda afirmou que a retomada da obra de Pitanga será a primeira a ser atendida pelo governo. "Antes de liberarmos recursos para construção de novas obras nos Institutos Federais, nossa prioridade é retomar as obras que estiveram paralisadas nos últimos devido a falta de investimento do último governo. Agora, com Lula estamos dispostos a ouvir as demandas da educação técnica e profissional e atender os mais rápido possível", reiterou.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, explicou que o encontro faz parte de uma articulação para reafirmar seus compromissos com a educação do Paraná. "Hoje trouxemos os diretores de campi dos Institutos Federais do Paraná, em seguida, traremos os reitores das universidades do Paraná para que eles apresentem suas demandas ao MEC. O Paraná vai se beneficiar desse investimento que está sendo feito na educação", completou o deputado.
O governo Lula ja anunciou R$ 604 milhões em recursos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação que irão garantir a retomada de 3,5 mil obras em 833 municípios.