O deputado federal e líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, está acompanhando, nesta semana, empresários paranaenses em missão oficial comandada pelo Governo do Brasil. O trabalho está sendo desenvolvido pela comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária na China.
O deputado, acompanhado do empresário Cristiano Paludo da Levo Alimentos está buscando autorização para que a empresa possa exportar para o mercado chines. A comitiva brasileira em Pequim, que está sendo liderada pelo ministro Carlos Fávaro, conta com a participação de mais de 100 empresários brasileiros de diversos setores do agronegócio.
“Estamos aqui articulando os interesses do Brasil, do Paraná e de toda a nossa região para que as nossas plantas frigoríficas sejam autorizadas a exportar. A Levo Alimentos, liderada pelo Lauri Paludo, já tem histórico de qualidade e cumpre critérios técnicos, e todas as condições de vender para o exterior. Mais venda significa mais produção, mais dinheiro para os agricultores e mais emprego para a nossa região”, detalhou Zeca Dirceu.
O empresário afirmou que com a autorização para a exportação crescerá o número de empregos oferecidos pela empresa. "Hoje temos 1800 funcionários em Umuarama e 800 em Iporã. Com a habilitação vamos para 2500 funcionários em Umuarama e 1800 em Iporã, ou seja, aumentaremos 1700 empregos diretos. Além disso, para cada trabalhador direto, surgem mais 10 indiretos, como prestadores de serviço. Vamos, juntos com o deputado, gerar muito desenvolvimento para nossa região", reiterou um dos empresários da Levo Alimentos.
Novas autorizações e fim dos embargos
A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) anunciou nesta quinta-feira (23) a habilitação de quatro novas plantas frigoríficas do Brasil, que poderão passar a exportar para o país asiático. Segundo anúncio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, são duas plantas de Rondônia, uma do Espírito Santo e uma do Paraná, em Cruzeiro do Oeste.
Também foi anunciada a autorização para a retomada da suspensão de duas plantas frigoríficas que estavam suspensas e que vão poder voltar a exportar para a China: um abatedouro bovino no Mato Grosso e um frigorífico de frango no Rio Grande do Sul.
Potencial da China
A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões. Brasil e China estabeleceram Parceria Estratégica em 1993, elevada a Parceria Estratégica Global em 2012. Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024.