O deputado federal Zeca Dirceu (PT) está orientando os prefeitos paranaenses para a retomada do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) que pretende construir dois milhões de moradias até 2026, metade delas para a população de baixa renda. "Os prefeitos já devem preparar seus projetos para definir as áreas que o MCMV voltou com força. Somente hoje (terça-feira, 14), o presidente Lula fez a entrega simbólica de 2,7 mil unidades habitacionais, 238 delas na cidade de Cornélio Procópio no Paraná", disse
Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida deixou de existir em 2020 e na sua retomada vai focar 50% o financiamento em casas de famílias com renda de até R$ 2.640 – a chamada “Faixa 1”, excluída no programa habitacional do governo anterior. "Outra novidade é o financiamento de imóveis usados e também a inclusão de pessoas em situação de rua", disse o deputado.
O programa, disse ainda Zeca Dirceu, vai ampliar o número de moradias e repasses para a locação social. "O MCMV vai financiar os empreendimentos mais próximos ao comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno".
Retomada
Segundo o deputado, o governo Lula vai retomar ainda neste ano as obras de 37,5 mil unidades habitacionais do programa que estão paralisadas. Segundo levantamento, 170 mil unidades não foram concluídas pelos governos anteriores, sendo que 80% das obras foram contratadas entre 2012 e 2014. "Em caso de necessidade, o governo vai aportar recursos para viabilizar a retomada ou conclusão das obras".
A proposta ainda é de retomar, neste ano, 32 mil unidades com “entraves complexos”, como ocupações irregulares e problemas de infraestrutura. Somente nesta terça-feira, foram entregues 2,7 mil unidades habitacionais em nove municípios de seis estados. Os investimentos totalizam R$ 206, 9 milhões.