Notícias

12/02/23 12:00

Zeca Dirceu defende hospital-escola para Unila

Zeca Dirceu disse que já conversou com o Ministério da Saúde para que as políticas públicas na área voltem a ter maior reforço no orçamento na região.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) disse nesta quinta-feira, 9 em Medianeira, no Oeste, que se reúne e conversa de forma constante com estudantes e professores da Unila, e que defende a implantação de um hospital-ensino para atender o curso de medicinas e outras cursos da área das universidades da região. "É uma decisão da Unila, que cabe à universidade, que poderá usar a atual estrutura do hospital municipal Padre Germano Lauck".

"O hospital já atende nove cidades da região e também o Paraguai e Argentina e deve ser olhado de forma diferenciada pelo governo federal. As prefeituras da região, em especial a de Foz do Iguaçu, não podem continuar pagando essa conta quase que sozinhas, tem que ter investimento federal no custeio e na manutenção".

Zeca Dirceu disse que já conversou com o Ministério da Saúde para que as políticas públicas na área voltem a ter maior reforço no orçamento na região. "Políticas públicas da saúde que remunerem melhor os municípios que estão na fronteira com outros países, o que inclui Foz do Iguaçu e as cidades da região. Tem vários municípios que atende a população de países vizinhos e não recebem investimentos adequados por parte do governo federal".

 

Integração regional
O deputado disse que a Unila terá uma participação importante nas demandas levantadas pela comunidade da cidade e que incluem um plano de integração trinacional, festival latino americano de integração cultural, retomada do fórum social do Mercosul, entre outros. "A Unila já está desenvolvendo projetos de biodigestores e um estudo sobre o transporte público para Foz do Iguaçu".

"Temos muitos desafios pela frente na integração entre o Brasil, Paraguai e Argentina e a Unila como uma universidade já inserida, integrada e consolidada na região vai ampliar sua capacidade de atuação com apoio do governo Lula na região trinacional", completa.

 

Exemplo
O deputado destacou os 13 anos da universidade completados em janeiro, o que mostra ainda o compromisso do presidente Lula (PT) com a educação pública e com a integração através do conhecimento e do saber compartilhados entre os povos da América Latina. "São 13 anos que consolidam uma proposta histórica, o da integração do continente pela educação", disse Zeca Dirceu.

'A Unila foi criada pelo presidente Lula e nesse percurso enfrentou estigmas e preconceitos com um novo conceito de  educação, e mesmo assim, contribui na formação de uma consciência crítica sobre a diversidade e a realidade da América Latina", completou.

A universidade tem hoje 29 cursos de graduação, 12 mestrados, oito cursos de especialização, e já formou 1,3 mil estudantes. "A Unila está presente nas cidades do oeste paranaense, através de pesquisas, estudos, projetos e na participação ativa na resolução de problemas locais e no apoio, por exemplo, no combate à covid", disse.

 

Retomada
Zeca Dirceu destaca ainda que 2023 vai marcar a retomada da importância, para o governo federal, das universidades públicas do país. "Mesmo com os cortes e bloqueios de recursos, ataques constantes, fakes e perseguição ao ambiente escolar, as universidades como Unila mantiveram nos últimos anos o funcionamento dos cursos, bolsas, pesquisas, programas e outros projetos importantes", disse.

"Foram as universidades, os pesquisadores, os professores e os estudantes das mais diversas áreas fundamentais no enfrentamento da covid e na redução dos impactos da pandemia", completou o deputado que observou o corte de R$ 244 milhões no orçamento das universidades, dos quais R$ 2,9 milhões da Unila. "Esse dinheiro será recomposto. É um compromisso do MEC e do governo Lula".

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613